Última hora

Desenhador da construção naval em madeira mostra como “com o Risco se faz um barco”

16 Setembro 2017
Desenhador da construção naval em madeira mostra como “com o Risco se faz um barco”
Cultura
0

Um desenhador da construção naval em madeira vai mostrar ao vivo como “com o Risco se faz um barco”, durante as duas próximas semanas, no Museu da Construção Naval, na Alfândega Régia de Vila do Conde, entre 19 e 29 de setembro (exceto domingo e segunda), das 10 às 18 horas.
Ao desenhador da construção naval compete planificar e executar o projeto técnico, nomeadamente “lançar o risco à sala”, isto é, desenhar as formas que vão dar forma para moldar as peças principais de uma embarcação. O plano geométrico, à escala real, é desenhado num estrado de madeira no chão, através de réguas e virotes.
A Câmara Municipal de Vila do Conde propôs, através do projeto “Vila do Conde – Um porto para o Mundo”, a submissão da inscrição das Técnicas de Construção e Reparação Naval em Madeira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tendo como objetivo final a elaboração de uma candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
As Técnicas de Construção e Reparação Naval em Madeira estão, ainda, bem presentes na identidade de Vila do Conde.
O projeto “Vila do Conde – Um porto para o Mundo” pretende promover a proteção deste saber-fazer ancestral, que se encontra nas mãos dos vilacondenses, garantindo, desta forma, a sua continuidade às gerações vindouras.
A oportunidade de ver “com o Risco se faz um barco” é única para testemunhar um processo-chave da construção naval, cujo conhecimento, quase esquecido, ainda perdura em Vila do Conde, não sendo a sua divulgação realizada há mais de uma década.
A entrada para assistir a “com o Risco se faz um barco”, na Alfândega Régia de Vila do Conde, é gratuita.