Última hora

Crónica de um centro hospitalar de… província (2)

21 Setembro 2017
Crónica de um centro hospitalar de… província (2)
Opinião
0

Caros leitores, na continuação da minha “crónica de um centro hospitalar de… província”, pretendo agora, de uma forma mais política e conjuntural dar-lhe seguimento.
Ainda antes, deixem-me dizer que atualmente me encontro internado no Hospital de São João e desde logo noto as diferenças entre este e o que passei no de Vila do Conde. Posso afirmar que o Hospital de São João, um hospital central, tem boas condições a todos os níveis para tratar de todo o tipo de doentes e de onde eu nunca deveria ter saído desde que aqui entrei, pois creio piamente que o meu problema de saúde já estaria resolvido. Assim terei que passar cá mais uns dias.
Voltando à “vaca fria”, precisamos urgentemente resolver este problema da saúde que afeta os nossos concelhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
Fazendo um pouco de história quero recordar que há 32 anos, em 1985, nascia o nosso primeiro filho no hospital da Póvoa de Varzim. A minha esposa, numa ida à casa de banho, depois do parto, escorregou numa poça de água à entrada da mesma e desmaiou. Logo socorrida pelas enfermeiras, criou-se um certo burburinho e comentou-se: nunca mais se constrói um novo hospital, este não tem jeito nenhum, não temos condições…
Passados alguns anos, penso que em 1995, no tempo do governo de António Guterres, coloca-se, com pompa e circunstância, uma primeira pedra nuns terrenos comuns aos dois municípios, junto ao ESEIG, na presença dos autarcas Mário Almeida e Macedo Vieira, para se avançar com o novo hospital. Foi uma festa! Ficamos todos contentes… mas nada avançou.
Em 2002, o então ministro da saúde, Luís Filipe Pereira, informa os autarcas de que foi congelado esse projeto e que o novo hospital, que ficaria pronto em 2005, ficaria sem efeito até novo concurso!!!
Em Outubro de 2008, Ana Jorge, a então ministra da saúde, ratifica novo acordo em que o hospital avançaria e ficaria concluído em 2013/2014. Viu-se!
Agora em 2017 vem o novo ministro da saúde, Alberto Campos Fernandes, reafirmar, depois de se ter reunido com Mário Almeida, que Vila do Conde e Póvoa de Varzim vão ter um novo hospital dentro de 3 anos. Diz o ministro que esta é uma prioridade deste governo. Grande promessa! Espero que não seja só campanha eleitoral.
Entretanto os autarcas dos dois municípios não se entendem sobre o que querem quanto ao futuro da nossa saúde; hospital novo, remendos nos velhos, acordos com o Hospital Senhor do Bonfim…
A minha opinião é a seguinte: remendos… NÃO! Queremos um NOVO HOSPITAL!
O Hospital Senhor do Bonfim, não há dúvida, é um hospital de vanguarda mas não tem as condições de uma verdadeira urgência pública. Precisava de adaptações, de acordos, de parcerias, com o seu dono, Manuel Agonia, sempre difíceis de alcançar.
Assim não podemos continuar parados, impávidos e serenos. Nós os habitantes de Vila do Conde e Póvoa de Varzim temos de reivindicar um novo hospital, temos de nos mobilizar, alguns já o fizeram mas temos de o fazer com mais consistência. É a nossa saúde que está em causa, pode ser a diferença entre a vida e a morte. Já passamos ou tivemos familiares que passaram por experiências dolorosas em que a nossa vida esteve no fio da navalha. A vida é um bem precioso que deve estar acima de quezílias políticas e questões partidárias. Lutemos por um bem maior e comum.
Embora sendo este um testemunho pessoal não serei com certeza uma voz que brada sozinha no deserto, pois muitos milhares de conterrâneos pensarão como eu.
Precisamos de um HOSPITAL CENTRAL em Vila do Conde/Póvoa de Varzim. Bem o precisamos, bem o desejamos, pela nossa saúde.

P.S.- Tentarei fazer chegar este artigo à Presidência da República, à Assembleia da República e às Câmaras Municipais de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

António Postiga