Última hora

Ana Rita Oliveira é a nova Campeã Europeia de Karate Universitário

11 Setembro 2017
Ana Rita Oliveira é a nova Campeã Europeia de Karate Universitário
Desporto
0

A vilacondense Ana Rita Oliveira tem 19 anos de idade, é estudante de fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, atleta de Karate no Ginásio Clube Vilacondense e é a nova Campeã Europeia de Karate Universitário 2017, no escalão sénior Kumite +68Kg da modalidade.
O Campeonato da Europa de Karate Universitário decorreu em Coimbra, em julho deste ano, onde estiveram representados 20 países europeus.
O Renovação foi falar com Ana Rita Oliveira, que confessou que começou a praticar a modalidade de Karate “muito nova, há cerca de 10 anos, com 9 anos de idade, por influência do meu irmão mais velho”.
“Soube desde muito cedo a modalidade que queria. Dediquei-me logo ao Kumite, que é o combate, e tive a oportunidade de me começar a especializar muito cedo”, salientou a Karateca do Ginásio Clube Vilacondense.
Ana Rita Oliveira integra constantemente a Seleção Nacional de Karate em diversos campeonatos, “mas para ser chamada tenho que treinar no Ginásio Clube Vilacondense com objectivos de Seleção”, adiantou. “Da primeira vez que fui chamada à Seleção Nacional de Karate eu nem sequer estava à espera, pois era muito nova, mas foi uma alegria imensa”, descreve Ana Rita Oliveira. Ana Rita Oliveira já representou a Seleção Nacional de Karate “seis vezes, em europeus e mundiais”.
O dia a dia de Ana Rita Oliveira é “levantar cedo, por volta das seis da manhã, ir para a faculdade, estudar, o dia todo, chegar a casa a meio da tarde, lá para as 17 horas, comer qualquer coisa e ir treinar das 19:00 às 21:30 horas, chegar a casa, estudar, fazer trabalhos e ir dormir, todos os dias”.
“Treino todos os dias da semana no meu clube, o Ginásio Clube Vilacondense, e durante o fim de semana ou tenho competições ou tenho treinos da Seleção Nacional de Karate”, testemunhou Ana Rita Oliveira.
“Em Portugal a modalidade de Karate tem vindo a crescer bastante nos últimos anos e estamos a conseguir arrecadar muitas mais medalhas do que no passado, mas ainda se nota uma enorme diferença entre o Karate e outras modalidades, principalmente devido aos apoios que nós cá temos e que lá fora os atletas têm, uma vez que lá fora são profissionais e nós não”, frisou Ana Rita Oliveira.
“Fui convocada pela Federação para os Campeonatos do Mediterrâneo no escalão de Sub-21, a decorrer em Tanger, Marrocos, em setembro deste ano, e espero a todo o instante receber a convocatória para o próximo Campeonato do Mundo, que terá lugar em outubro, em Espanha”, diz sobre o futuro Ana Rita Oliveira.
Ana Rita Oliveira representada frequentemente as cores de Portugal em vários Campeonatos Europeus e Mundiais, mas lamenta que tenham que ser os atletas a suportar as despesas. A karateca diz que “são os atletas que têm que pagar a presença em Europeus e Mundiais de Karate, pois Federação só disponibiliza parte das verbas necessárias à minha presença e o Ginásio Clube Vilacondense também tem dificuldades a este nível, o que implica um significativo dispêndio financeiro para os meus pais”.
Do currículo de Ana Rita Oliveira salientam-se 5 títulos nacionais, obtidos enquanto atleta do Ginásio Clube Vilacondense, 2 medalhas conquistadas ao serviço da Seleção Nacional de Karate, medalha de bronze por equipa sénior obtida no Campeonato do Mediterrâneo em 2016, medalha de ouro por equipa sénior, na Copa Ibero-Americana 2016, em Braga e medalha de ouro no Campeonato Europeu de Karate Universitário 2017, em Coimbra.