Última hora

Vila do Conde e “Um porto para o Mundo” são Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses

30 Agosto 2017
Vila do Conde e “Um porto para o Mundo” são Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses
Economia
0

O livro “Success Full – Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses”, do qual Vila do Conde faz parte, com o projeto “Um porto para o mundo”, foi apresentado na passada quarta feira feira na Alfândega Régia.
A abertura da sessão foi feita por Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, a apresentação do livro por João Abreu, coordenador da obra, que fez uma contextualização do livro “Success Full – Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses. António Azevedo falou da abordagem ao Marketing Territorial e ao conceito de Sucesso dos territórios, Manuel Andrade, deu a conhecer o conceito “Success Full” e abordou a recetividade dos media e das livrarias ao livro, e Pedro Brochado, co-coordenador do projeto “Um porto para o Mundo”, contextualizou o projeto na perspetiva estratégica do Município de Vila do Conde.
O “Success Full – Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses” aborda temáticas como turismo e património, gastronomia e vinhos, atração e promoção do investimento, políticas culturais e de educação, sustentabilidade, eventos icónicos, entre outros, dos municípios analisados.
O “Success Full – Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses” é um livro em que pela primeira vez em Portugal duas dezenas de académicos e investigadores de Universidades, Politécnicos e Escolas de Gestão elaboraram um conjunto de Casos de Estudo, baseados em 13 experiências de sucesso na gestão de Municípios Portugueses.
Com uma abordagem diversificada dentro da área do Marketing Territorial, procurando assentar em casos diferenciadores, o “Success Full – Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses” estabelece um roteiro por treze municípios do Norte de Portugal, analisando os casos de Amarante, Cabeceiras de Basto, Gondomar, Lamego, Maia, Mangualde, Melgaço, Paredes, Porto, São João da Madeira, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia.
O livro “Success Full – Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses” destaca “a nova marca de Vila do Conde, assente na preocupação pela reabilitação do património, na dinamização cultural e associativa, na criação e promoção de eventos, no agendamento cultural e na projeção de uma imagem de notoriedade da cidade e do município, permitiu o desenvolvimento de uma nova era Empreendedorismo, de atração e fixação de investimentos”.
As responsáveis científicas pelo estudo de Vila do Conde são Filipa Brandão e Mónica Oliveira, docentes na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto.