Última hora

A vida do campo no coração da cidade de Vila do Conde

14 Agosto 2017
A vida do campo no coração da cidade de Vila do Conde
Cultura
0

O “Portugal Rural” – Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde – decorre, habitualmente, nos primeiros dias de setembro, e conta com a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
Este ano, o “Portugal Rural” – Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde – acontece entre 7 e 10 de setembro, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, em Vila do Conde, com o certame a fazer uma aproximação entre o campo e a cidade.
A organização do “Portugal Rural” – Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde – vai promover este ano, mais uma vez, o Concurso de Pão Doce de Vila do Conde. Esta iniciativa, aberta a todos os vilacondenses que pretendam participar, tem por objetivo preservar e promover a tradição da produção do Pão Doce de Vila do Conde. As inscrições são gratuitas e limitadas a 50 participantes e podem ser feitas na Loja Interativa de Turismo, na Rua Cais das Lavandeiras, ou no Secretariado da Feira “Portugal Rural” – Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde –, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, até ao dia 8 de setembro.
Os concorrentes devem entregar dois exemplares de Pão Doce, um para exposição e outro para avaliação, até às 14 horas do dia 9 de setembro, no secretariado da Feira “Portugal Rural” – Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde –, sendo a decisão do Júri revelada às 18 horas, do mesmo dia.
O Pão Doce de Vila do Conde era tradicionalmente confeccionado, por alturas da Páscoa, nos fornos a lenha das casas agrícolas onde era cozida a broa de milho. Oferecido como Folar aos afilhados que, em Domingo de Aleluia, visitavam os padrinhos, servia também para “pagar” pequenos favores a quem se incomodava durante o ano ou simplesmente para reconhecer a estima que se nutria por alguém. No Natal e festas de família, a dona da casa fazia sempre uma fornada de Pão Doce.