Última hora

“Um Porto para o Mundo” está de volta a Vila do Conde

4 Agosto 2017
“Um Porto para o Mundo” está de volta a Vila do Conde
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde e a companhia teatral Lafontana – Formas Animadas vão apresentar este ano a 3.ª edição de “Um Porto para o Mundo” – “Fios da Vida”, onde os feitos audaciosos dos marinheiros e carpinteiros navais portugueses vão estar no centro da dramaturgia do espetáculo.
Este ano, segundo o escritor José Coutinhas, autor do texto, “a narrativa da peça ficará por conta de Caronte, o mitológico barqueiro dos mortos e das três Parcas, irmãs e divindades romanas, fiandeiras responsáveis pelo nascimento, pelo destino e pelo fim da existência humana. Estas figuras vão relatar percursos de vida dos vilacondenses, desde época remotas, começando no povoamento castrejo, passando pela chegada dos Romanos, pela formação de Portugal, prosseguindo com a epopeia dos Descobrimentos, até chegar aos dias de hoje”.
José Coutinhas, escritor e dramaturgo, sublinhou que “é um grande desafio escrever sobre Vila do Conde”.
O espetáculo de 2017 de “Um Porto para o Mundo” vai dar especial destaque às tradicionais rendas de bilros de Vila do Conde, numa homenagem que vai reunir mais de uma centena de rendilheiras em cena.
O encenador Amauri Alves diz que “Um Porto para o Mundo” de 2017 se trata de “uma forma épica de contar a história da cidade de Vila do Conde”.
Este espetáculo integra-se no projeto “Vila do Conde: Um Porto para o Mundo”, que reúne atividades de caráter cultural e científico, com o objetivo final de preservação e valorização das técnicas de construção naval em madeira, assim como a sua inscrição na lista de património imaterial da UNESCO.
“Um Porto para o Mundo” volta a cena em Vila do Conde nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, as entradas para o espetáculo são, desde o ano passado pagas, 3 euros para adultos, 1 euro para crianças dos 3 aos 12 anos, e os bilhetes vão estar à venda na bilheteira online, na Loja Interativa do Turismo e no Teatro Municipal de Vila do Conde.