Última hora

Reserva Ornitológica de Mindelo faz 60 anos

30 Agosto 2017
Reserva Ornitológica de Mindelo faz 60 anos
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde assinala no próximo fim de semana, dias 2 e 3 de setembro, os 60 anos da fundação da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), promovendo uma homenagem a Santos Júnior, fundador da ROM, entre outras iniciativas.
As comemorações têm o início no dia 2, sábado, na Escola de Areia, em Mindelo, às 16 horas, com a inauguração da exposição “Litoral de Vila do Conde, do Passado ao Futuro da Paisagem Protegida”, seguindo-se uma palestra Teresa Andresen, com o tema “A ROM 60 anos depois”, e com David Gonçalves a abordar o tema “As Aves na ROM”.
No domingo, dia 3, às 10 horas, vai haver uma caminhada e exploração da Reserva Ornitológica de Mindelo, com o biólogo Rui Brito como guia, culminando com a homenagem ao fundador, Santos Júnior, e a inauguração do Observatório de Aves, junto à Ribeira de Silvares.
A Reserva Ornitológica de Mindelo foi fundada a 2 de setembro de 1957, por iniciativa de Santos Júnior, professor catedrático da Universidade do Porto e um dos pioneiros da anilhagem científica de aves em Portugal.
A Reserva Ornitológica de Mindelo, que viria a ficar para história como a primeira área protegida existente em Portugal, passou a fazer parte da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde a partir de 2009, mantendo-se como um dos troços de costa mais preservados de toda a Área Metropolitana do Porto. Ao todo, são cerca de oito quilómetros, situados entre a margem esquerda da foz do rio Ave e a margem direita do rio Onda, já no limite de Matosinhos, mas que reúnem em si uma variedade de paisagens e habitats, como cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas, merecedores de serem conhecidos ao pormenor, com a garantia de um dia bem passado e em contacto com natureza.
Na zona da Reserva Ornitológica de Mindelo podem ser observadas mais de 150 espécies de aves e 14 das 17 espécies de anfíbios existentes em Portugal.
Todos os eventos da celebração dos 60 anos da Reserva Ornitológica de Mindelo são de entrada gratuita.