Última hora

Emigrante Manuel Azevedo doa material aos Bombeiros de Vila do Conde

24 Agosto 2017
Emigrante Manuel Azevedo doa material aos Bombeiros de Vila do Conde
Local
0

Casacos de combate a incêndios industriais, rádios, lanternas, luvas e cintos, material proveniente de uma corporação da Suíça, foram entregues, no início desta semana, aos Bombeiros de Vila do Conde.
A doação foi feita por Manuel Azevedo, vilacondense emigrado há 15 anos em Zurique, na Suíça, que quis ajudar os Bombeiros da terra onde nasceu, Vila do Conde.
A proveniência do material doado por Manuel Azevedo aos Bombeiros de Vila do Conde vem de uma Corporação da Suíça, que já não o utiliza, mas que é recente e se encontra em bom estado.
“O meu pai foi Bombeiro em Vila do Conde durante 35 anos e agora pertence ao quadro de honra. Nunca me deixou seguir o sonho de ser Bombeiro por achar que era perigoso. O amor que tenho pelos Bombeiros levou a que eu percebesse que, na Suíça, o material que é renovado todos os anos poderia ajudar os bombeiros da minha terra”, manifestou Manuel Azevedo.
“O Estado suíço dá outro tipo de ajudas a Bombeiros. Compram material todos os anos e o que deixam de utilizar continua em bom estado, salientou Manuel Azevedo, manifestando que ficou “surpreendido ao perceber que ofereci material que não havia em Portugal”.
“O material está em bom estado e vai dar para renovar o que tínhamos em mau estado. É equipamento para incêndios urbanos e industriais”, afirmou Joaquim Moreira, comandante da Corporação de Bombeiros de Vila do Conde.
O gosto pelos Bombeiros está no sangue da família de Manuel Azevedo, que garante não se importar de ver um dos descendentes tornar-se num profissional do socorro.
Manuel Azevedo revelou, ainda, que pode voltar a ajudar a Corporação de Bombeiros de Vila do Conde e diz que tem mais material na Suíça, pois “é bom ajudar aqueles que dão a vida pela população”.