Última hora

Cerveja… amiga ou inimiga da barriga?

9 Agosto 2017
Cerveja… amiga ou inimiga da barriga?
Opinião
0

As temperaturas sobem, o sol brilha, a vontade de ir para uma esplanada, aproveitar o dia e conviver começa a urgir. Pois bem, a cerveja é das bebidas mais apreciadas em alturas de calor, é fresca e acessível ao bolso de qualquer um.
A cerveja é composta por água, malte de cevada ou outros cereais, lúpulo e levedura de cerveja. Possui vitaminas, minerais e polifenóis conhecidos pela sua acção antioxidante, anti-inflamatória e ainda conta com efeito diurético.
O segredo para se poder consumir cerveja sem esta passar a ser inimiga, formando a famigerada “barriga de cerveja”, está na quantidade. Beber álcool, neste caso a cerveja, com moderação, traz benefícios para a saúde, melhora a vasodilatação, reduz a pressão arterial, melhora o perfil lipídico do sangue e diminui a resistência à insulina.
O que é beber com moderação? Para um homem beber três cervejas de 20cl num dia, é perfeitamente aceitável e não trará prejuízo para a saúde, podendo contar com os benefícios acima mencionados. Infelizmente para o género feminino esta quantidade passa para metade.
É importante referir que, passados os limites diários de 3 cervejas de 20cl para o homem e 1,5 cervejas de 20cl para a mulher, este consumo passará a trazer prejuízo para a saúde. Portanto, consumir cerveja com moderação em conjunto com uma alimentação saudável e equilibrada não cria a tão famosa barriga e trará benefícios para a saúde. Aproveite bem este Verão, beba cerveja com moderação.

Luís Campos