Última hora

Adeptos do Rio Ave agredidos por apoiantes do Benfica

28 Agosto 2017
Adeptos do Rio Ave agredidos por apoiantes do Benfica
Desporto
0

O Rio Ave denunciou este domingo, 27 de agosto, agressões aos seus adeptos por parte de apoiantes do Benfica, no final do jogo da quarta jornada da I Liga de futebol, que terminou com o empate a uma bola.
Após o apito final do Rio Ave-Benfica, as portas do Estádio dos Arcos abriram-se, em simultâneo, para os visitantes e visitados e as “claques” do Benfica, com o empate na bagagem, espalharam o caos nas imediações do recinto. Há diversos relatos de espancamentos a crianças, jovens, adultos e idosos, agredidas, e famílias em pânico.
Ao aperceber-se da situação, a Polícia de Segurança Pública interveio e criou um cordão que impediu mais adeptos da do Rio Ave de saírem do estádio e de se cruzarem com os apoiantes do Benfica.
Num comunicado colocado na página oficial do Rio Ave na Internet, o emblema de Vila do Conde diz ter tido conhecimento de “problemas graves resultantes de agressões a sócios e adeptos do Rio Ave, perpetrados por “adeptos organizados” do clube adversário”.
Apesar de não divulgar o número de adeptos que foram agredidos, o Rio Ave garante, no mesmo comunicado, que houve “ferimentos vários obrigando mesmo ao acompanhamento hospitalar de urgência ou até mesmo ao internamento de adeptos e sócios do Rio Ave” e, na página oficial de Facebook do Rio Ave, vários adeptos do clube de Vila do Conde mostraram os desacatos no decorrer e final do jogo.
“Enquanto todos os dirigentes e diretores do clube estavam todos no bem bom a apreciar o ponto ganho pela equipa, eu e o meu pai estávamos no hospital, tenho um ombro deslocado, uma vista ferida, tive que fazer uma TAC [Tomografia Axial Computorizada] à cabeça e já era de manhã quando saí do hospital”, salienta um adepto do Rio Ave na página oficial de Facebook do clube.
O Rio Ave diz que “algo falhou no esquema de segurança que não está sob a alçada organizativa do Rio Ave” e questionou “se estes ditos “adeptos organizados” [do Benfica] não deveriam, por razões de segurança, ter ficado retidos dentro do estádio, na bancada nascente, até que os restantes abandonassem o recinto e as imediações”.
“O Rio Ave irá inquirir junto da força policial [a PSP], presente no evento, sobre o que falhou e apurar as responsabilidades do sucedido”, acrescentam os responsáveis do clube.
O clube de Vila do Conde manifestou a sua solidariedade “com todos aqueles que foram alvo destes atos hediondos”, e condenou a violência no desporto.
“Lamentamos que, insistentemente, continuem a aceder a espaços e eventos desportivos, indivíduos que, por uma falsa paixão clubística, apenas encontrem uma desculpa para praticarem atos violentos”, completa o comunicado do Rio Ave.