Última hora

O Verão já chegou

5 Julho 2017
O Verão já chegou
Opinião
0

Caem as últimas pingas de chuva (auspiciámos nós) e o sol espreita entre as nuvens que já ténues se vão afastando.
Vislumbramos as nossas praias, sedosos de um dia quente e um mergulho refrescante, que carregue em si o sal de um inverno longo e a frescura de uma maresia primaveril.
Reparem na morfologia das praias: o desenho da frente do mar varia, os fundos marítimos e as suas areias moveram-se e o cuidado inicia-se aqui!
Durante o Inverno cambaleamos entre um sofá convidativo e uma cama que nos chama. A natação fica armazenada junto à toalha de praia e o para-vento que nos projete nas “nortadas” que o verão nos presenteia.
É a hora! Corremos para a praia, não recorremos ainda ao para-vento e no mesmo armário, às vezes, esquecemos a natação! Entramos num mar frio, águas ainda pouco convidativas a banhos e propícias a alterações musculares e a cãibras que promovem os sinistros aquáticos.
Já enunciamos dois perigos importantes! Correntes que se alteraram e agueiros que se moveram ou que se formaram.
Não vá à praia sozinho! Nade acompanhado em locais identificados como seguros. Verifique as condições do mar. Faça um aquecimento antes de entrar na água. Inicie processos curtos e concisos. Respeite os intervalos após as refeições!
A sinistralidade pré-época balnear está documentada, não façamos parte de uma estatística negra, sejamos veículos condutores de uma política de proteção. É missão dos pais transmitir estes valores aos filhos, não façamos da ida à praia um processo complexo e potenciador de conflitos. Descontraia, as Praias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim são um poço de benefícios para a nossa saúde! Usufruam desta proximidade, sem medo, mas com respeito.
O sol espreita? Caminhe, corra, nade…como em todo o desporto o início preconiza-se gradual. Não queiramos beber toda a água de uma fonte que não se esgota! Partilhe na sua agenda, convide na sua rede social, reúna os amigos e usufrua desta natureza que as nossas cidades presenteiam! É grátis e não encerra! Façamos até uso de um slogan já conhecido, vá para fora (saia de casa) cá dentro (nas nossas cidades)!
O Verão já chegou, vamos correr as cortinas, abrir as janelas e permitir que o bom tempo entre! Convidemos o Verão a passar férias connosco, sem receios, que estamos cá para o receber.

Isaac Braga