Última hora

José Leonel Ramalho é pentacampeão da Europa de Canoagem

20 Julho 2017
José Leonel Ramalho é pentacampeão da Europa de Canoagem
Desporto
0

José Leonel Ramalho, que defendia o ouro conquistado em 2016, sagrou-se este ano campeão da Europa de maratona, em K1, pela quinta vez, a quarta consecutiva, numa prova realizada em Ponte de Lima, no passado dia 2 de julho.
O atleta do Clube Fluvial Vilacondense, que pratica canoagem há quase 20 anos, defendia o ouro conquistado em 2016 em Pontevedra, Espanha, com a cabeça nos mundiais de setembro, na África do Sul, onde vai “tentar conquistar o grande título que ainda lhe falta na carreira”, salientou José Leonel Ramalho.
José Leonel Ramalho foi campeão da Europa em 2011, 2014, 2015 e 2016, e, agora, em 2017, sendo ainda ‘vice’ em 2009 e 2013. Em mundiais foi prata em 2012 e bronze em 2009, 2014 e 2016.
O dia-a-dia de um atleta pentacampeão da Europa de Canoagem começa “de manhã cedo, entre as 7 ou 8 horas, onde faço o treino principal, antes de ir trabalhar ou antes de ir dar treino aos atletas do Clube Fluvial Vilacondense. Depois vou almoçar, treino outra vez e repito o treino que dou aos meus atletas e regresso a casa, nos 6 dos 7 dias da semana”, frisa José Leonel Ramalho.
José Leonel Ramalho diz que “qualquer um pode praticar canoagem”, pois “este desporto é dos mais baratos que existe” e “todos podem experimentar”, mas diz que “não é fácil viver da canoagem e é preciso trabalhar”.
O canoísta de Vila do Conde diz que “o desporto de primeira linha é o futebol e o resto dos desportos são todos de segunda linha”, mas não guarda nenhum rancor, uma vez que “isso está perfeitamente assente nas nossas cabeças”.
José Leonel Ramalho ficou no passado, apenas, “desapontado” com o Presidente da República, sentindo-se excluído e, até, “um português de segunda”, pelo facto de não ter sido condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa em 2016, na altura que condecorou a Seleção Nacional de Futebol por ter sido Campeã da Europa, porque foram condecorados “outros atletas com resultados iguais aos meus”.
O desportista, que este ano se sagrou campeão da Europa de Maratona de Canoagem, pela quinta vez e pela quarta consecutiva, diz que “é injusto que uns tenham sido condecorados por Marcelo Rebelo de Sousa e outros não”, sublinhando que “só pode ter havido falta de informação para ter sido cometida esta injustiça”, acreditando que a justiça vai ser feita e que venha também ele a ser condecorado, mas, no entanto, diz, “não terá o mesmo valor”.