Última hora

Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde promove concurso de fotografia

26 Julho 2017
Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde promove concurso de fotografia
Cultura
0

Durante a 40.ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, entre 22 de julho e 6 de agosto, decorre a 27.ª edição do Concurso de “Fotografia FNA”.
Esta iniciativa, promovida pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, pretende “enfatizar e promover o artesanato e, simultaneamente, vincar a dimensão estética da fotografia, como meio de fruição, expressão, divulgação e arquivo do património cultural”.
O Concurso Fotográfico “Fotografia FNA” insere-se no decorrer da Feira Nacional de Artesanato de Vila Conde, “procurando manter vivas as artes tradicionais portuguesas, não apenas como material antropológico que tende a representar, mas como fonte de criatividade, de ideias e materiais perfeitamente inseridas na economia social contemporânea”.
Para o concurso “Fotografia FNA” “são aceites fotografias a preto e branco ou a cor, de produção analógica ou digital, produzidas por amadores ou profissionais, fotografias de peças de artesanato ou gastronomia, de trabalho ao vivo, de artesãos, visitantes, de situação, de emoção”, desde que tiradas no espaço e no decorrer da 40.ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde.
O júri vai atribuir três prémios no valor de 1.000, 500 e 250 euros, para 1.º, 2.º e 3.º lugar, respectivamente.
A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde está de regresso aos Jardins da Avenida Júlio Graça, com cerca de 200 artesãos a trabalhar ao vivo e tem, este ano, o Estado do Ceará como convidado, em representação do Brasil.
Esta 40.ª edição dedica particular atenção às Rendas de Bilros, arte responsável pela origem deste evento, e por essa razão, a Câmara Municipal convidou a artista plástica NeSpoon a realizar uma Residência Artística para a Instalação de um trabalho inspirado nesta secular tradição de Vila do Conde.
A entrada na 40.ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde é livre e o certame está de portas abertas de segunda a quinta feira das 17h às 24h, às sextas e sábados das 15h às 00h30 e aos domingos das 15h às 24h, entre 22 de julho e 6 de agosto.