Última hora

Extensões do Curtas Vila do Conde levam filmes premiados a várias cidades do País

24 Julho 2017
Extensões do Curtas Vila do Conde levam filmes premiados a várias cidades do País
Cultura
0

A 25.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 16 de julho com o anúncio dos premiados.
Agora, é vez das extensões do festival apresentarem, em diferentes pontos do país, algumas das curtas-metragens galardoadas no festival.
As extensões do 25.º Curtas Vila do Conde, que arrancaram a 17 de julho, prolongando-se até outubro, apresentam uma seleção de filmes, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, em diferentes cidades. As extensões do 25.º Curtas Vila do Conde vão estar em Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Vila Real, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Castro Verde, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.
No programa “Best of Curtas Vila do Conde” vão ser apresentados os filmes “My Burden” de Niki Lindroth Von Bahr (Prémio Melhor Animação); “Retouch” de Kaveh Mazaheri (Prémio do Público Niepoort da Competição Internacional); “Surpresa” de Paulo Patrício (Prémio do Público SPA da Competição Nacional) e “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes (Prémio Blit para Melhor Realizador).
Nesta 25.ª edição, o Curtas Vila do Conde apresentou uma carta branca composta por filmes exibidos em anos anteriores no festival e escolhidos por 25 personalidades. No programa das extensões vai ser apresentado um excerto dessa carta branca com: “The Dam Keeper”, de Robert Kondo e Dice Tsutsumi, a escolha de Manuela Azevedo (Clã); “A Story for the Modlins”, de Sergio Oksman, uma escolha de Eduardo Brito; e “Bicicleta”, de Luís Vieira Campos, o filme escolhido por Ricardo Alexandre.
A pensar nos mais novos, a sessão “Curtinhas” apresenta os premiados nesta competição do festival, onde o próprio júri é composto por crianças: “Jubilee”, de Coralie Soudet, Charlotte Piogé, Marion Duvert, Marion El Kadiri e Agathe Marmion (Menção Honrosa M/3); “Lost in Spring”, de Fred Leao Prado Wall (Menção Honrosa M/6); e “Revolting Rhymes, Part One”, de Jakob Schuh (vencedor do Prémio MAR Shopping do Curtinhas).
Em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa recebe dois programas especiais apresentando, esta segunda feira, uma seleção de filmes portugueses – “Coup de Grâce”, de Salomé Lamas, “Os Humores Artificiais”, de Gabriel Abrantes, “Farpões Baldios”, de Marta Mateus e “Où En Êtes-vous João Pedro Rodrigues?”, de João Pedro Rodrigues – e, amanhã, um Best of Internacional com “My Burden”, de Niki Lindroth von Bahr (Prémio Animação), “Los Desheredados”, de Laura Ferrés (Prémio Melhor Curta-Metragem Europeia), “O Peixe”, de Jonathas de Andrade (Melhor Documentário) e “Les Îles”, de Yann Gonzalez (Prémio Ficção).