Última hora

Cinema para toda a família já começou no 25.º Curtas Vila do Conde

10 Julho 2017
Cinema para toda a família já começou no 25.º Curtas Vila do Conde
Cultura
0

O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema – já começou, decorre até 16 de julho, e comemora a 25.ª edição.
Uma das iniciativas inseridas nas comemorações do 25.º aniversário é o lançamento de um livro que reúne 25 textos de reflexão, memória e ficção, inspirados na experiência dos seus autores no Curtas Vila do Conde. Os 25 textos são assinados por 25 personalidades ligadas a áreas como o cinema, a música, o jornalismo e a literatura.
Para além do Teatro Municipal e da Solar – Galeria de Arte Cinemática, o Curtas vai regressar também ao Auditório Municipal, a casa do festival entre 1993 e 2008, com concertos, sessões de cinema abertas ao público e uma exposição fotográfica retrospetiva de realizadores portugueses, intitulada “A Glória de Fazer Cinema em Portugal”.
A 25.ª edição do Curtas Vila do Conde abriu com a antestreia nacional da mais recente obra do finlandês Aki Kaurismäki, “O Outro Lado da Esperança”, estreado no último Festival de Berlim.
A Competição Nacional do Curtas Vila do Conde volta a ser o barómetro da produção portuguesa, com a estreia nacional dos últimos trabalhos de cineastas já habituais no festival e de autores internacionalmente premiados.
A Competição Internacional do Curtas Vila do Conde procura dar a conhecer o que de mais importante e cativante tem surgido no cinema contemporâneo, permitindo acompanhar as mais recentes obras de realizadores já consagrados como Jia Zhangke, Ben Rivers e Yann Gonzalez.
A Competição Curtinhas prova que o cinema para crianças pode ter um modelo diferente. O festival dedica, inclusive, toda uma secção ao público mais jovem. Além da competição, onde o júri é composto por crianças, o Curtinhas oferece um Espaço Infantil, onde os pais podem deixar os filhos enquanto assistem às sessões de cinema, e oficinas práticas. O Curtinhas arrancou no primeiro dia do festival, 8 de julho, com a exibição de Gru, O Mal Disposto 3.
A competição Take One! volta a dar a conhecer os talentos saídos das escolas de cinema. Esta competição premiou, em anos anteriores, os primeiros trabalhos de cineastas como João Salaviza e Leonor Teles.
A secção Stereo, onde a música se funde com o cinema, recebe espetáculos de Mão Morta, Capitão Fausto, Pega Monstro, Evols, Chassol e Atlantic Coast Orchestra.