Última hora

Câmara de Vila do Conde define futuro do Convento de Santa Clara

19 Julho 2017
Câmara de Vila do Conde define futuro do Convento de Santa Clara
Economia
0

O Convento de Santa Clara foi o local escolhido pela Autarquia de Vila do Conde para realização da sessão de assinatura do memorando de entendimento do programa “Revive”, entre o Estado Português e o Município de Vila do Conde, para o processo de posterior adaptação e concessão do mesmo.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, explicou que “cada projeto tem diferentes características, e, por isso, os prazos da abertura das candidaturas variam. São edifícios que são autênticas obras de arte, e que precisam de uma avaliação profunda”.
Luís Araújo referiu que para os 33 imóveis que integram o programa já chegaram à tutela “300 manifestações de interesse, nacionais e internacionais, para candidaturas à concessão destes edifícios históricos”.
Apesar de não haver uma data específica para a conclusão do processo que envolve o Convento de Santa Clara, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, mostrou-se “muito satisfeita pela definição do futuro do mesmo”, manifestando “já ter recebido duas manifestações de interesse para a instalação de projetos turísticos”.
Elisa Ferraz revelou, ainda, que vai tentar incluir “uma cláusula que permita à Câmara Municipal de Vila do Conde ficar com um espaço dentro do Convento para promover atividades culturais e turísticas”.
“Serão concessões de 30 a 50 anos que vão permitir devolver à fruição pública imóveis que estavam a ser um peso para o Estado, pois não estavam ocupados e estavam a degradar-se”, salientou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
Luís Araújo lembrou que “os projetos de recuperação destes imóveis históricos, onde se incluem mosteiros, conventos, castelos e fortes, vão a concurso público e a concessão dos edifícios vai ficar a cargo de grupos privados, tendo como condição a abertura ao público numa vertente turística”.