Última hora

Vila do Conde vai acordar amanhã coberta de tapetes de flores

14 Junho 2017
Vila do Conde vai acordar amanhã coberta de tapetes de flores
Cultura
0

A “Procissão dos Tapetes de Flores”, que se realiza de quatro em quatro anos, vai realizar-se este ano, no dia do “Corpo de Deus”, a 15 de junho.
Esta tradição já faz parte da história de Vila do Conde, sendo um dos mais vivos testemunhos da capacidade e dedicação dos vilacondenses.
Os tapetes de flores são um acontecimento invulgar, que resulta do esforço da comunidade de Vila do Conde para reforçar a identidade da cidade no país e no mundo. E desengane-se quem pensa que tudo isto surge da noite para o dia, uma vez que são semanas e semanas de trabalho até ao dia de Corpo de Deus para a elaboração dos tapetes de flores.
A realização dos tapetes de flores é uma tradição secular que embeleza as ruas do Centro Histórico e atrai milhares de visitantes a Vila do Conde, realizada por Vilacondenses que, ao longo de semanas, se unem para desfolhar flores.
Os moradores da zona histórica de Vila do Conde desfolham toneladas de flores, folha a folha, pétala a pétala, e, aos poucos, vão enchendo as caixas de papelão onde se conservam bucho, funcho e pampilhos, os primeiros a serem desfolhados. Aos verdes vão depois juntar-se os pampilhos amarelos e não tarda muito chegam as rosas e as granjas, que por causa da conservação, são as últimas a serem desbulhadas.
A par de tudo isto, há aqueles que se dedicam apenas à conceção das formas, desenhando os motivos e construindo o que vai dar a forma aos tapetes de flores.
Ao longo da noite do dia 14 de junho e durante toda a madrugada de 15, os moradores das ruas da zona histórica de Vila do Conde vão preencher os cerca de 3 quilómetros de tapetes de flores para que, durante o dia, milhares de pessoas desfrutem do resultado final.