Última hora

O que é a terapia da fala? Ora aí está uma bela pergunta!

8 Junho 2017
O que é a terapia da fala? Ora aí está uma bela pergunta!
Opinião
0

Numa visão teórica do que é ser um terapeuta da fala, a ASHA (2007) propõe que este se defina por ser o “profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana (…) intervém, ainda, ao nível da deglutição (…) avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida”.
Na minha visão ser terapeuta da fala é vestir uma camisola. É, para além de todas as suas competências técnicas, ser alguém que olha para um ser humano como um todo, com uma visão holística.
Mas e o que faz um terapeuta da fala? Porque é que precisaremos destes profissionais? Tal como a definição acima indica, poderemos trabalhar inúmeras questões. Estas passam pela avaliação, intervenção e estudo em áreas como: a interação e comunicação humana; a fala, e dentro desta a articulação verbal oral e a fluência; a voz (falada ou cantada); a linguagem, verbal oral ou escrita; a alimentação e a motricidade e sensibilidade orofacial.
Mas vamos passar toda esta teoria à prática e simplificar a coisa! O terapeuta da fala intervém quando alguém tem dificuldades na produção de algum som (letra) e que poderá alterar a inteligibilidade do seu discurso, quando as pessoas ficam com alterações na voz ou têm dificuldades na sucção, deglutição (engolir) ou mastigação dos alimentos. Também trabalha com pessoas com dificuldades na compreensão ou expressão da linguagem (atraso no desenvolvimento da linguagem ou perturbações da linguagem devido a lesões neurológicas) ou com o discurso disfluente (gaguez).
Poderemos encontrar um terapeuta da fala em creches, jardins de infância ou escolas, hospitais, centros de dia ou lares de idosos, clínicas privadas, nos domicílios das pessoas, centros de saúde, centros de medicina física e reabilitação, na área da investigação ou docência, entre outras.
Posto tudo isto, poderemos precisar de um terapeuta da fala em qualquer idade e a partir do momento em que notamos que algo está a afetar as nossas (ou de algum familiar) competências comunicativas ou de deglutição.

Bruna Freitas