Última hora

Mão Morta, Capitão Fausto, Pega Monstro, Evols, Chassol e Atlantic Coast Orchestra no 25.º Curtas Vila do Conde

7 Junho 2017
Mão Morta, Capitão Fausto, Pega Monstro, Evols, Chassol e Atlantic Coast Orchestra no 25.º Curtas Vila do Conde
Cultura
0

O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema volta a destacar a intersecção entre o cinema e a música na secção Stereo com concertos, sessões de cinema e uma competição de vídeos musicais. Em 2017, o festival recebe espetáculos de Mão Morta, Capitão Fausto, Pega Monstro, Evols, Chassol e Atlantic Coast Orchestra.
A 8 de julho, a Atlantic Coast Orchestra, dirigidos pelo maestro Luis Clemente, vão interpretar, ao vivo no Curtas Vila do Conde, uma banda sonora escrita pelo compositor Andrew E. Simpson para o clássico mudo de Buster Keaton, The General (Pamplinas Maquinista, de 1926). A comédia acompanha Johnny Gray (Buster Keaton) durante a perseguição de um bando de espiões que roubaram o seu comboio, O General, com a sua noiva a Annabelle (Marion Mack) a bordo. Formada em 2015, a Atlantic Coast Orchestra é um projeto inovador que reúne alguns dos melhores jovens músicos profissionais.
A 12 de julho, o francês Chassol estreia-se em Portugal com um espetáculo audiovisual onde vai apresentar Big Sun, um dos seus mais recentes projetos. Pianista, compositor, arranjador e produtor musical, Christophe Chassol tem captado a atenção da crítica e conquistado a admiração de músicos como Frank Ocean, Flying Lotus, Solange e Thundercat. Nos seus trabalhos, Chassol procura “harmonizar o real”, musicando a vida, o mundo e tudo aquilo que encontra e com o que se relaciona numa técnica a que chamou “ultrascore”. As suas composições articulam vozes, música, sons e imagens.
Os Capitão Fausto, uma das bandas mais aclamadas do ano, trazem ao Curtas Vila do Conde, a 14 de julho, o álbum Os Capitão Fausto têm os dias contados, num concerto único e original. Neste espetáculo, a banda de rock lisboeta apresenta-se num formato especial interpretando temas como Corazón, Amanhã Tou Melhor e Morro na Praia, enquanto revisita os momentos que estiveram na génese dessas canções através de excertos do documentário Pontas Soltas.
No ano em que também assinalam o 25.º aniversário de Mutantes S21, os Mão Morta sobem ao palco do Teatro Municipal, no sábado 15 de julho, para uma apresentação integral do mítico álbum. A banda de Adolfo Luxúria Canibal regressa, assim, ao festival, onde atuou há nove anos, para um concerto de celebração do disco que colocou os Mão Morta no radar do rock português. Este concerto vai revisitar todos os temas de Mutantes S21 e uma seleção de outros trabalhos banda. Para a edição especial do álbum Mutantes S21, que em 1992 foi lançada com uma banda desenhada, os Mão Morta convidaram 15 ilustradores portugueses – Alex Gozblau, André Coelho, André Covas, Ângela Vieira, António Gonçalves, Esgar Acelerado, João Lemos, João Maio Pinto, José Carlos Costa, Marco Mendes, Marco Moura, Miguel Ogoshi, Raquel Costa, Sebastião Peixoto e Tiago Manuel – para desenvolverem um trabalho alusivo a cada um dos temas do disco. Sobre essas ilustrações, João Martinho Moura, artista de Arte Digital, vai desenvolver um trabalho de visuais, atuando em tempo real com a banda.
O Auditório Municipal de Vila do Conde – o local que acolheu as primeiras 18 edições do Curtas Vila do Conde e onde o festival regressa em 2017 para assinalar o 25º aniversário – recebe as bandas Evols, a 9 de julho, e Pega Monstro, a 10 de julho, para concertos de apresentação dos seus novos álbuns Evols III e A Casa de Cima, respetivamente.
Os bilhetes para estes espetáculos custam entre 5 e 14 euros e encontram-se à venda no Teatro Municipal de Vila do Conde.