Última hora

Isabel Lhano, Paulo Oliveira, “Honra e Dever” e Comissão de Festas de São João recebem Medalhas de Mérito de Vila do Conde

21 Junho 2017
Isabel Lhano, Paulo Oliveira, “Honra e Dever” e Comissão de Festas de São João recebem Medalhas de Mérito de Vila do Conde
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai distinguir, no próximo sábado, 24 de junho, dia de São João, personalidades e entidades cujas ações tenham prestigiado o Município nas mais diversas áreas e contribuído para o seu reconhecimento e desenvolvimento.
As Medalhas de Mérito destinam-se a galardoar quem tenha praticado actos de onde advenham assinaláveis benefícios para Vila do Conde, melhoria das condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros actos de notável importância justificativos deste reconhecimento no campo artístico, científico, cultural ou profissional.
Na reunião de Câmara do passado dia 14 de junho, o Executivo Municipal de Vila do Conde aprovou a atribuição de quatro Medalhas de Mérito Municipal, à Associação Cultural e Recreativa “Honra e Dever”, da Freguesia de Vilar, à Comissão de Festas de São João, de Vila do Conde, à artista plástica Isabel Lhano e ao pianista Paulo Oliveira.
A Associação Cultural e Recreativa “Honra e Dever” celebra este ano o 75.º aniversário e é uma das mais antigas de Vila do Conde. Ao longo destas sete dezenas e meia de anos, a Instituição tem desenvolvido uma vasta e multifacetada atividade cultural, recreativa e desportiva, bem como de índole filantrópica, que consolidou o seu prestígio e a importância da sua intervenção junto da população.
Os festejos em louvor de São João, Padroeiro de Vila do Conde, têm uma tradição centenária na cidade, envolvendo a população, bem como, a partir de certa altura, os ranchos das rendilheiras do Monte e da Praça. Nos anos cinquenta do século passado, decidiu-se que as festas passariam a ter uma comissão organizadora. Desde então, não só este grupo passou a funcionar, como o programa fixou um formato que, na sua essência, se mantém até aos dias de hoje. Ano após ano, ultimamente em parceria da Câmara Municipal, a Comissão de Festas de São João tem a seu cargo a organização do programa das festas em honra do Santo Padroeiro de Vila do Conde..
Natural de Vila do Conde, a artista plástica Isabel Lhano é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, nos anos de 1971 e 1972. Professora de Educação Visual na Escola Frei João de Vila do Conde, Isabel Martins Lhano é uma personalidade respeitada no meio cultural, local, regional e nacional, e é a artista responsável pela “Momarte”, pelas homenagens ao casal Sonia Delaunay e Robert Delaunay e, também, ao poeta-pintor Julio-Saúl Dias. Isabel Lhano coordenou marcantes intervenções de arte urbana em Vila do Conde, no Centro Escolar Bento de Freitas e num dos armazéns da antiga Seca do Bacalhau.
Paulo Oliveira é um dos mais destacados pianistas da sua geração. Natural de Vila do Conde, o pianista iniciou os estudos musicais com Joaquim Bento, tendo depois ingressado na Academia de Música S. Pio X (hoje Conservatório de Música de Vila do Conde) como bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar, onde finalizou o Curso Complementar de Piano com classificação máxima. Depois, Paulo Oliveira saiu de Vila do Conde para concluir o Curso Superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, com Tania Achot, com as mais altas classificações. Paulo Oliveira continuou a sua formação na Universidade do Kansas, com o mestre Sequeira Costa, onde concluiu o mestrado como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, a que se seguiu, em 2009, o doutoramento, obtido com distinção através de uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
As Medalhas de Mérito Municipal da cidade de Vila do Conde vão ser entregues aos homenageados no próximo dia 24 de junho, pelas 11 horas, no Teatro Municipal de Vila do Conde.