Última hora

Fosun vai injetar milhões no Rio Ave na mudança de SDUQ para SAD

2 Junho 2017
Fosun vai injetar milhões no Rio Ave na mudança de SDUQ para SAD
Desporto
0

O futebol profissional do Rio Ave ainda é dos poucos que é gerido por uma SDUQ (Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas), com a presidência de António Silva Campos, também presidente do clube de Vila do Conde, mas a passagem a SAD (Sociedade Anónima Desportiva) poderá estar para breve.
Segundo A Bola, “até já há um importante grupo económico chinês interessado em investir na futura sociedade desportiva”. Trata-se da Fosun International Limited, com sede em Xangai, e que em julho do ano passado comprou o clube inglês Wolverhampton (20.º classificado da Championship), onde jogam os portugueses Hélder Costa e Ivan Cavaleiro.
Ainda de acordo com o jornal A Bola, “emissários desse gigantesco grupo económico estiveram em Vila do Conde a estudar a viabilidade de um próximo negócio. O interesse em apostar no Rio Ave não estará dissociado do facto de a Fosun gozar de excelentes ligações com o empresário português Jorge Mendes, que, nem de propósito, é um dos parceiros privilegiados do emblema da Foz do Ave”.
Jorge Mendes assinou, em Shangai, uma parceria com o milionário Guo Guangchang, um dos homens mais ricos da China, que é presidente do grupo Fosun International Limited, com o objetivo de expandir o crescimento da indústria do futebol naquele país e salientou, no final da assinatura da parceria, que “não só o futebol chinês, mas também o mundial terá muito a ganhar com esta união. Tenho a certeza de que, dentro de um ano, teremos a demonstração cabal do nosso trabalho em conjunto”.
Na plateia marcaram presença nomes conhecidos como José Mourinho ou Domingos Soares de Oliveira, administrador executivo do Benfica, para além de representantes de clubes como Real Madrid ou Mónaco.
Escolhido como parceiro para a futura SAD do Rio Ave, o grupo Fosun International Limited vai injetar uma verba superior a dez milhões de euros. Para além desse montante, que será investido numa fase inicial, estão acertados outros investimentos previstos no caderno de encargos elaborado para a parceria, nomeadamente no melhoramento das infraestruturas do Estádio do Rio Ave, que irá ser remodelado de forma profunda ao nível da cobertura, da bancada nascente e de outras zonas, assim como o Centro de Formação que será uma realidade, passando a ter condições ao mais alto nível para aproveitar o investimento que o clube tem feito nesta área nos últimos anos.
António da Silva Campos, presidente do Rio Ave, defendeu, recentemente, que “apenas com a mudança para SAD e a entrada de um investidor, o clube de Vila do Conde poderá competir ao mais alto nível com os adversários, conseguir contratar jogadores de qualidade e manter as aspirações europeias, algo que com uma SDUQ será sempre mais complicado de alcançar”.
Apesar de estarem praticamente fechadas as negociações entre a Fosun International Limited e os responsáveis do Rio Ave Futebol Clube, o processo vai ter ainda de ser aprovado pelos associados do clube em assembleia geral, sendo certo que entre os adeptos do clube de Vila do Conde as opiniões dividem-se entre a passagem da SDUQ para SAD ou a continuidade da realidade atual.