Última hora

Encanas anima noites de Vila do Conde há 20 anos

22 Junho 2017
Encanas anima noites de Vila do Conde há 20 anos
Local
0

O bar mais antigo da cidade de Vila do Conde celebra este ano vinte anos de vida.
Tudo começou em 1997 quando Carlos Galão, natural da Freguesia de Mosteiró, Concelho de Vila do Conde, “estava a passear de mota pela cidade” e viu uma placa a dizer “aluga-se” no número 38 da Praça da República. Parou a mota e ficou a olhar para o anúncio. Aproximou-se e viu “uma loja muito pequenininha, pequena demais até, mas a vontade de fazer algo diferente estava presente e a ideia foi-se alimentando até chegar ao projecto final”.
O nome Encanas vem da gíria popular de encanar, beber, e das Canas de Bambu ou Canas da Índia, que foi o material de que foi feita a primeira decoração do bar mais antigo da cidade de Vila do Conde, pois era o material mais barato que Carlos Galão conseguia arranjar na aldeia.
“Passados vinte anos numa zona onde não existia nada ou quase nada”, Carlos Galão mantêm-se firme, acreditando que “não é difícil manter uma casa, como o Encanas, ou qualquer outra, durante 20 anos”. “O segredo está na humildade de receber o cliente, colocá-lo sempre em primeiro lugar e, de vez em quando, dar-lhes uns brindes adicionais que os motivem a voltar novamente.”
Carlos Galão acredita que “o sucesso de um negócio, qualquer ele que seja, depende muito da vontade de vencer e triunfar” e “a fórmula aplicada no Encanas há 20 anos atrás funcionaria hoje se abrisse novamente”.
“Todos os anos o Encanas celebra mais um ano de vida e quem recebe o presente são os clientes”, salienta Carlos Galão, afirmando que “todos os anos, por altura do aniversário do bebé, os clientes do Encanas recebem um miminho extra e diferente dos anos anteriores”.
À pergunta onde e como gostaria de ver o Encanas daqui a vinte anos, Carlos Galão diz que “queria ver o Encanas nas mãos dos meus filhos e, mais tarde, nas mãos dos meus netos”, pois, “assim, o projeto que o pai ou avô criou perdurará no tempo, em forma de homenagem”, “para além de que o comércio tradicional local, onde o Encanas está inserido, só sobrevive se as gerações vindouras defenderem as mesmas ideologias aplicadas pelos seus progenitores”.
“20 anos a ser diferente das iguais” é, neste momento, o lema do Encanas.