Última hora

Elisabete Pereira, Vânia Cruz e Ana Monteiro são as vencedoras do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves do CCO

12 Junho 2017
Elisabete Pereira, Vânia Cruz e Ana Monteiro são as vencedoras do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves do CCO
Cultura
0

Elisabete Maria Araújo Pereira, Vânia Rodrigues Cambão da Cruz e Ana Sofia Neves Monteiro são os vencedores da 7.ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, atribuído pelo Círculo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde, numa cerimónia realizada na passada quinta feira, no auditório da Instituição de Vila do Conde.
A 7.ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves do Círculo Católico de Operários recebeu 29 trabalhos a concurso, de alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas D. Pedro IV, que engloba a EB 2.3 de Mindelo e Macieira, Agrupamento de Escolas Afonso Sanches com a Secundária Afonso Sanches e EB 2.3 Saúl Dias de Vila do Conde, Agrupamento Dr. Carlos Pinto Ferreira com a EB 2.3 da Junqueira e Escola Secundária José Régio de Vila do Conde.
Elisabete Maria Araújo Pereira é aluna da Escola EB 2.3 Ribeirinha, de Macieira da Maia, e venceu a 7.ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves do Círculo Católico de Operários com a poesia “Vida, Terra e Mar”.
Vânia Rodrigues Cambão é aluna da Escola EB 2.3 D. Pedro IV, de Mindelo, e venceu a 7.ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves do Círculo Católico de Operários com o conto “Uma avó que podia ser a minha”.
Ana Sofia Neves Monteiro é aluna da Escola Secundária José Régio, de Vila do Conde, e venceu a 7.ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves do Círculo Católico de Operários com o conto “As 12 rosas”.
O prémio atribuído pelo CCO a cada uma das três jovens tem o valor pecuniário de 250,00€.
O presidente do Júri, Amorim Costa, referiu que, juntamente com os colegas jurados, Albina Maia e António Fernando Nabais, constataram, “com grande satisfação, a qualidade nos contos apresentados”, assim como “a diversidade dos géneros cultivados” e, “nesta edição, apesar do predomínio do conto, também surgiram textos dramáticos e líricos”.
A presidente do Círculo Católico de Operários, Sónia Viana, apresentou, ainda, o livro com os contos vencedores do ano passado.