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Designer de Vila do Conde inspira-se na Guerra as Trincheiras para criar jogo de tabuleiro com reconhecimento mundial

14 Junho 2017
Designer de Vila do Conde inspira-se na Guerra as Trincheiras para criar jogo de tabuleiro com reconhecimento mundial
Tecnologia
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Rui Alípio Monteiro ambicionava criar algo inovador para “desafiar a hegemonia do xadrez” e, para isso, criou um jogo ao estilo clássico dos jogos de tabuleiro, batizando-o de Trench.
Rui Alípio Monteiro pensou o design em 15 minutos, na praia de Castro de Sampaio, na Freguesia de Labruge, em Vila do Conde, definiu as regras em 2 horas, implementou a estratégia e transferiu a Guerra das Trincheiras da I Guerra Mundial para o tabuleiro de jogo e apresentou ao mundo a sua obra como “o xadrez da era moderna”.
Apesar de ter o mesmo número de casas e de peças do bem conhecido tabuleiro de xadrez ou das damas, o tabuleiro de Trench é disposto em forma de losango, o que permite traçar uma linha diagonal – a trincheira – que o divide em dois. De acordo com o criador do jogo, este é um elemento que confere ao Trench “uma identidade própria que define a mecânica de jogo”, pois “a estratégia muda consideravelmente conforme as peças estejam dentro ou fora da trincheira”.
O Trench encontra-se ainda numa fase de “implantação, meio termo com a institucionalização” e à conquista de público e parceiros, mas a Criações a Solo, empresa criada por Rui Alípio Monteiro, já esteve num braço de ferro legal com a Microsoft e venceu. A multinacional lançou um jogo denominado Trenched, mas como a marca Trench já estava no mercado viu-se obrigada a alterar o nome e o próprio conceito do jogo, também desenvolvido em torno da I Guerra Mundial.
Para já, foram produzidos dois mil exemplares do jogo, com produção 100% portuguesa e todos, praticamente, vendidos, refere Rui Alípio Monteiro. Contudo, o criador de Trench ressalva o custo de produção “elevadíssimo”, pelo facto de ser completamente “made in Portugal”, e acredita que para conseguir um preço de venda ao público que permita a massificação do jogo terá que criar uma versão “low cost”.
Rui Alípio Monteiro acha que “a falta de apoios vai empurrar o local de produção para fora de Portugal”, algo que lamenta, mas que aponta como inevitável, assegurando, ainda, que “o estabelecimento de parcerias com empresas por intermédio de alianças estratégicas é o impulso que falta para lançar o Trench à escala global”.
Para além do investimento no jogo de tabuleiro, Rui Alípio Monteiro promete ir mais além e já tem outros planos. A versão digital e dois jogos complementares vão ser os próximos projectos a arrancar. “O Trench faz parte de uma trilogia, que será dada a conhecer ao público brevemente. O Trench foi inspirado na primeira guerra mundial. Portanto, digamos que é terra. O segundo foi inspirado na segunda guerra, na força aérea, que teve a supremacia nessa guerra. Portanto, é o ar. O terceiro é inspirado na força naval, na marinha de guerra. Portanto, é o mar”.
A ideia de criar um jogo que pudesse competir com o xadrez motivou Rui Alípio Monteiro a pensar algo que julgava “quase utópico”, mas materializou-o e apresentou-o ao mundo em janeiro de 2013 e, desde então, o Trench passou a fazer parte dos hábitos de muitos fãs pelo mundo fora.