Última hora

Curtas de Vila do Conde celebra 25 anos e regressa ao Auditório Municipal

26 Junho 2017
Curtas de Vila do Conde celebra 25 anos e regressa ao Auditório Municipal
Cultura
0

O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema – regressa entre 8 e 16 de julho de 2017 para a edição especial do 25.º aniversário. Para assinalar a data, o festival vai apresentar um programa comemorativo e regressa ao Auditório Municipal de Vila do Conde, local que viu nascer o evento, em 1993.
Ao longo destes 25 anos, o Curtas Vila do Conde tem apresentado uma programação diversificada, exibindo as grandes tendências do cinema contemporâneo, ao mesmo tempo em que procura ser um festival de vanguarda, apostando na intersecção entre o cinema e as outras áreas artísticas.
“Em 2017, o festival prepara-se para apresentar uma edição comemorativa onde continuará a insistir em inventar o futuro, ao mesmo tempo em que celebra um quarto de século de história”, salientou a organização em comunicado.
Uma das iniciativas inseridas nas comemorações do 25.º aniversário é o lançamento de um livro que reúne 25 textos de reflexão, memória e ficção, inspirados na experiência dos seus autores no Curtas Vila do Conde. Os 25 textos são assinados por 25 personalidades ligadas a áreas como o cinema, a música, o jornalismo e a literatura e têm a assinatura de José Miguel Gaspar (jornalista), Marcos Cruz (jornalista), Pedro Marta Santos (escritor e jornalista), João Lopes (crítico de cinema), Valter Hugo Mãe (escritor), Manuela Azevedo (Clã), Eduardo Brito (argumentista, realizador e fotógrafo), Francisco Ferreira (crítico de cinema), Inês Menezes (jornalista), Inês Nadais (jornalista), Jorge Mourinha (jornalista), João Faria (designer), Ricardo Alexandre (jornalista), Rodrigo Affreixo (jornalista), Pedro Paixão (escritor), Sabrina Marques (crítica de cinema), Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), Cláudia Marques Santos (jornalista), Miguel Gomes (realizador), Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), Rui Poças (diretor de fotografia), Tiago Alves (jornalista), Daniel Ribas (crítico e programador de cinema), António Rodrigues (programador de cinema) e José Vieira Mendes (jornalista).
Estes 25 textos de reflexão contêm confidências e memórias que se cruzam com a vivência dos seus autores em Vila do Conde, enquanto convidados e participantes das edições passadas do festival. Algumas dessas recordações evocam o Auditório Municipal, local que acolheu as primeiras 18 edições do Curtas Vila do Conde, e onde agora regressa com sessões especiais, concertos, performances e uma exposição fotográfica.
Em complemento ao lançamento do livro, os 25 autores da publicação foram convidados a escolher um filme, apresentado numa das edições anteriores do Curtas Vila do Conde, para uma extensa carta branca. Estas escolhas vão ser distribuídas em várias sessões de cinema que vão exibir obras de cineastas como Manoel de Oliveira, Federico Fellini, Jean-Luc Godard, Maya Deren, Artavazd Pelechian, Chris Marker, Hal Hartley, Miguel Gomes, Matthias Müller, Man Ray, Gus Van Sant e João Pedro Rodrigues, entre outros.