Última hora

Vila do Conde tem 5 Bandeiras Azuis nas Praias

1 Maio 2017
Vila do Conde tem 5 Bandeiras Azuis nas Praias
Cultura
0

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes. Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE) e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entre outras entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias, marinas e portos de recreio.
O Programa Bandeira Azul anunciou este ano que foram galardoadas 320 praias e 14 em Portos de Recreio e Marinas, ultrapassando, pelo segundo ano consecutivo, as três centenas de praias reconhecidas como de qualidade excelente, representando 55% das praias de Portugal.
Vila do Conde mantém todas as cinco bandeiras azuis do ano passado nas praias de todo o concelho, na frente urbana norte, frente urbana sul, Mindelo, Vila Chã e Labruge e a cidade vizinha da Póvoa de Varzim tem duas.
José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, destacou que “mais uma vez, o Algarve tem o maior número de praias com Bandeira Azul e que a região Centro se tem afirmado como a zona em que existe maior número de praias fluviais galardoadas”.
Para a entrega do galardão, a Associação Bandeira Azul da Europa utiliza os critérios de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos e segurança e serviços.
“O teu Planeta é a tua Terra” é o tema das atividades de educação ambiental proposto para 2017 pela Associação Bandeira Azul da Europa.