Última hora

Rio Ave Futebol Clube festejou 78 anos

11 Maio 2017
Rio Ave Futebol Clube festejou 78 anos
Desporto
0

O Rio Ave Futebol Clube, fundado a 10 de Maio de 1939, criado por João Pereira dos Santos, Albino Moreira, João Dias, Ernesto Braga e José Amaro, comemorou ontem 78 anos de idade.
Mais de 600 sócios e simpatizantes do Rio Ave Futebol Clube reuniram-se, ontem, ao jantar, para comemorar os 78 anos do emblema vilacondense.
António da Silva Campos, presidente do Rio Ave, sublinhou que “é um momento de orgulho festejar o 78.º aniversário com uma grande adesão humana”, salientando que “o nosso objetivo era ficar nos oito primeiros e estar muito perto do sexto lugar. Estamos na luta e de consciência tranquila porque estamos a fazer o nosso melhor, mas dependemos do que o Marítimo fizer. Esperemos que a estrelinha da sorte nos acompanhe até ao fim para conseguir o objetivo europeu”.
O Rio Ave ocupa o 7.º lugar do campeonato, com menos três pontos que o Marítimo, 6.º classificado, e, mesmo faltando apenas duas jornadas para o final da prova, António da Silva Campos garante que equipa “ainda não desistiu do sonho europeu”.
Sobre a saída de Luís Castro para o Desportivo de Chaves, António da Silva Campos não confirma nem discute, salientando que “estamos concentradíssimos com o objetivo de chegar à Liga Europa e esse assunto neste momento não é propício. No final da temporada vamos conversar. Tudo o que se tem dito é especulação”.
O futebol profissional do Rio Ave ainda é dos poucos que é gerido por uma SDUQ (Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas), com a presidência de António Silva Campos, também presidente do clube de Vila do Conde, mas a passagem a SAD (Sociedade Anónima Desportiva) poderá estar para breve.
António da Silva Campos a SDUQ do Rio Ave numa SAD “é um processo que estamos a estudar e queremos assegurar os interesses dos sócios e o património”. “Sabemos de antemão as dificuldades e não é por acaso que na próxima época temos 15 SAD’s e três SDUQ’s. Os fundos foram proibidos de comercializar os passes dos jogadores e o Rio Ave não tem capacidade de poder comprar ou negociar seja com quem for.”
“Não tenho receio que o clube se torne insustentável, mas se estamos há espera que o clube venda ativos para crescer não será fácil. Dou como exemplos o Aves e o Portimonense que receberam investidores, subiram e têm neste momento uma grande capacidade financeira para formar as suas equipas. Essa é a realidade do futebol neste momento e se queremos lutar pela Europa temos que pensar muito bem no nosso futuro”, salientou António da Silva Campos.
Sobre os Jogadores, o presidente do Rio Ave Futebol Clube diz que “neste momento não há propostas ou sondagens. Mas temos três ou quatro referências que poderão ser bons ativos”.
Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, disse que “o Rio Ave é um clube que tem conseguido ao longo destes tempos profissionalizar-se, conseguindo congregar a vontade de uma comunidade com aquilo que são as boas práticas de gestão e portanto é um dos grandes históricos do futebol profissional e um dos parceiros autênticos da Liga.
João Vieira Pinto, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, frisou que “o Rio Ave tem vindo a ganhar destaque no futebol português” e diz que “a Federação Portuguesa de Futebol está atenta ao clube, verificando a evolução tanto a nível profissional, como de formação e no que às infraestruturas diz respeito”.
As comemorações do 78.º aniversário do Rio Ave Futebol Clube terminam hoje, com a Gala Verde e Branca, marcada para as 21 horas no Teatro Municipal de Vila do Conde.