Última hora

Rio Ave Futebol Clube faz hoje 78 anos

10 Maio 2017
Rio Ave Futebol Clube faz hoje 78 anos
Desporto
0

O Rio Ave Futebol Clube, fundado a 10 de Maio de 1939, criado por João Pereira dos Santos, Albino Moreira, João Dias, Ernesto Braga e José Amaro, comemora hoje 78 anos de idade.
A vontade dos cinco fundadores viria a levar mais longe a cidade de Vila do Conde e, na hora da escolha do nome para o Clube, além do atual, foram também a votos os nomes “Vilacondense Futebol Clube” e “Vila do Conde Sport Club”. No momento da reunião para a decisão do nome a designar o clube estiveram presentes sete dos vilacondenses que, mais tarde, integraram a associação desportiva. A primeira Direcção do clube teve pela frente a árdua tarefa de completar a vida do clube. Era necessário conseguir jogadores, equipamentos e um estádio.
A casa deste Clube de Vila do Conde é o Estádio do Rio Ave Futebol Clube, também conhecido por Estádio dos Arcos, situado ao lado do Pavilhão de Desportos da cidade.
O primeiro jogo do Rio Ave F. C. teve lugar a 6 de maio de 1939, com um resultado desfavorável de duas bolas e uma. A sede do clube é inaugurada alguns meses depois e a 29 de Janeiro de 1940 surgia o primeiro estádio, designado de “Estádio da Avenida”, que viria a ser destruído 40 anos depois.
Os primeiros títulos do clube foram o de Campeão Promocional da A. F. P (1941/1942), Campeão Regional da III Divisão da A. F. P (1942/1943) e o ingresso do clube na I Divisão (1979/1980). Mais tarde viria a conquista da qualificação para a final da Taça de Portugal, na época de 1983/1984.
A melhor prestação de sempre do Rio Ave Futebol Clube na Primeira Liga Portuguesa de Futebol foi na temporada de 1981/82, na qual terminou em 5.º lugar.
Com a chegada à Divisão máxima do futebol português foi necessário procurar um novo recinto desportivo e, a 13 de Outubro de 1984, foi inaugurado o novo estádio do Rio Ave Futebol Clube, perto do Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.
A época de 2014/15 marcou a estreia do Rio Ave nas Competições Europeias. Qualificou-se para 3.ª Pré-Eliminatória da Liga Europa da UEFA, como finalista vencido da Taça de Portugal de 2013/14. A 31 de julho de 2014, Ahmed Hassan Mahgoub fez história ao marcar o golo da vitória no primeiro jogo europeu do Rio Ave, em casa dos suecos do IFK Gotemburgo, que bastaria para seguir em frente na eliminatória, após o empate 0-0 a 7 de Agosto de 2014, no primeiro jogo europeu realizado em Vila do Conde. O sorteio ditaria nova deslocação à Suécia para defrontar o IF Elfsborg. Após uma derrota por 1-2 na 1.ª mão, o Rio Ave viria a conseguir o apuramento de forma dramática, após Esmaël Gonçalves marcar o único golo no Estádio dos Arcos já em período de descontos.
Para celebrar o 78.º aniversário, o Rio Ave hasteou a Bandeira do Clube com uma salva de morteiros, na Sede Social, na Praça da República, ruma ao Cemitério de Vila do Conde, pelas 18 horas, para homenagem a todos os que colaboraram com a Instituição, seguindo-se uma Missa Solene, às 19 horas, na Igreja Matriz de Vila do Conde e reúne-se à mesa, pelas 20h30, na Quinta do Casal, em Retorta, para oficializar o momento.
Amanhã, 11 de maio, pelas 21h30, o Clube reúne-se no Teatro Municipal de Vila do Conde para encerrar as comemorações com a Gala Verde e Branca.