Última hora

Marinha Portuguesa celebra 700 anos em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

16 Maio 2017
Marinha Portuguesa celebra 700 anos em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
País
0

A Marinha Portuguesa celebra “700 anos a servir Portugal no Mar” entre 13 e 21 maio, em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim e vai dar uma conferência, no próximo dia 17 de maio, pelas 18:30 horas, no Diana Bar, na Póvoa de Varzim, sobre toda a história desde a sua fundação.
A conferência abordará a constante presença da Marinha e o seu papel nos grandes acontecimentos nacionais, ao longo dos últimos 700 anos.
A Marinha de Guerra Portuguesa foi formalmente criada no dia 1 de fevereiro de 1317, por Carta Régia de D. Dinis. A história da Marinha é indissociável da história de Portugal, pois esteve sempre presente nos grandes acontecimentos nacionais, desde os Descobrimentos e Expansão territorial nos séculos XV e XVI até ao projeto da extensão da plataforma continental no século XXI.
A cumprir o primeiro ano como capitão do porto de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, o comandante Marques Coelho, salientou que “receber as comemorações do Dia da Marinha nas duas cidades é um desafio motivador”.
Entre 13 e 21 de maio a Marinha Portuguesa vai desenvolver diversas atividades de índole cultural, desportiva, social, religiosa e militar, permitindo uma maior visibilidade da Marinha em duas localidades, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, que se diferenciam das demais pelas ligações ao mar e à pesca, bem como a construções e reparações navais.
Durante este período, vão ter lugar exposições, batismos de navegação, atividades desportivas, visita a navios, e um concerto ao ar livre, pela Banda da Armada, a realizar no dia 19, às 21h30, junto à Nau Quinhentista de Vila do Conde.
O ponto alto das celebrações vai acontecer no dia 21, nas Caxinas, com uma cerimónia religiosa na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, pelas 9 horas, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. No final, vai realizar-se uma cerimónia militar, a partir das 11 horas, na Avenida Infante D. Henrique, em que vão marcar presença o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, num ato que vai encerrar com um desfile naval.