Última hora

Marcelo Rebelo de Sousa vem aos tapetes de flores de Vila do Conde

23 Maio 2017
Marcelo Rebelo de Sousa vem aos tapetes de flores de Vila do Conde
Cultura
0

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou o convite da Presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, para visitar a cidade e incorporar a Procissão do Corpo de Deus, no próximo dia 15 de junho.
Os tapetes de flores são um acontecimento invulgar, que resulta do esforço da comunidade de Vila do Conde para reforçar a identidade da cidade no país e no mundo. E desengane-se quem pensa que tudo isto surge da noite para o dia, uma vez que são semanas e semanas de trabalho até ao dia de Corpo de Deus para a elaboração dos tapetes de flores.
A realização dos tapetes de flores é uma tradição secular, que embeleza as ruas do Centro Histórico e atrai milhares de visitantes a Vila do Conde, realizada por Vilacondenses que, ao longo de semanas se unem para desfolhar flores.
Este ano de 2017, os tapetes de flores do dia do Corpo de Deus têm um convidado especial: Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República vem a Vila do Conde ver os tapetes de flores e cumprir uma promessa feita: agraciar a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar com o título de membro honorário da Ordem de Mérito.
O Presidente da República classificou, em tempos, a atividade da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar como sendo “uma atividade de interesse nacional” e pediu a “intervenção das autarquias” para dar apoio àqueles trabalhadores, porque têm “um papel fundamental” e salientou que “temos de cuidar do mar e de quem trabalha no mar”, pois “é um dever nacional garantir a segurança”.