Última hora

Famílias carenciadas de Vila do Conde têm apoio na fatura da água

13 Maio 2017
Famílias carenciadas de Vila do Conde têm apoio na fatura da água
Política
0

A Câmara de Vila do Conde viu aprovado, na última Assembleia Municipal, a 4 de maio, um novo regulamento que vai permitir subsidiar o consumo de água às famílias mais carenciadas de todo o concelho.
O sistema de distribuição de água e saneamento está concessionado à Indáqua em Vila do Conde, por isso o Executivo Municipal ainda está estudar a melhor forma de aplicação este tipo de apoio às famílias carenciadas.
De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, “a melhor forma seria aplicar o desconto diretamente na fatura, mas ainda se está a verificar com a empresa que detém a concessão se tal é possível”.
A presidente da Câmara salienta que “este subsídio se aplica apenas ao valor da água, não incluindo restantes taxas anexas à fatura, nomeadamente saneamento e tratamento de resíduos”, sublinhando que “dentro dos incentivos que a autarquia já dá em termos sociais às famílias, este era um apoio imprescindível”.
“O apoio terá de ser pedido nos serviços da autarquia, e só será concedido após uma criteriosa análise ao número de elementos do agregado e aos rendimentos do mesmo”, afirmou Elisa Ferraz, e “se o beneficiário deste apoio exceder o limite máximo do apoio, correspondente aos 15 metros cúbicos de água, terá de pagar o remanescente, ao valor do normal tarifário em vigor”.
Elisa Ferraz diz ter reservado “uma verba anual a rondar os 100 mil euros do orçamento camarário para instituir este apoio, que entra de imediato em vigor”.