Última hora

Dia da Marinha celebrado em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

9 Maio 2017
Dia da Marinha celebrado em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
País
0

O Dia da Marinha volta a ser celebrado no Norte de Portugal, com a celebração da data da chegada de Vasco da Gama a Calecute, na Índia, a 20 de maio de 1498, em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim.
Este ano a Marinha celebra também os 700 anos do diploma régio em que D. Dinis outorgou o título de Almirante a Manuel Pessanha, a 1 de fevereiro de 1317. O contrato fixado pelo diploma régio evocado determinou a organização, de forma permanente, da Armada portuguesa, sendo o documento decisivo para Manuel Pessanha liderar o processo que tornou o país numa potência naval.
Vila do Conde foi uma das cidades escolhidas para receber, entre os dias 13 e 21 deste mês, uma parte significativa dos eventos inseridos no programa da comemoração nacional do Dia da Marinha, assim como a vizinha Póvoa de Varzim.
Entre 13 e 21 de maio a Marinha Portuguesa vai desenvolver diversas atividades de índole cultural, desportiva, social, religiosa e militar, permitindo uma maior visibilidade da Marinha em duas localidades, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, que se diferenciam das demais pelas ligações ao mar e à pesca, bem como a construções e reparações navais.
Durante este período, vão ter lugar exposições, batismos de navegação, atividades desportivas, visita a navios, e um concerto ao ar livre, pela Banda da Armada, a realizar no dia 19, às 21h30, junto à Nau Quinhentista de Vila do Conde.
O ponto alto das celebrações vai acontecer no dia 21, nas Caxinas, com uma cerimónia religiosa na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, pelas 9 horas, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. No final, vai realizar-se uma cerimónia militar, a partir das 11 horas, na Avenida Infante D. Henrique, em que vão marcar presença o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, num ato que vai encerrar com um desfile naval.