Última hora

Centro que estuda obra de José Régio comemora 20 anos em Vila do Conde

9 Maio 2017
Centro que estuda obra de José Régio comemora 20 anos em Vila do Conde
Cultura
0

O Centro de Estudos Regianos comemora este ano 20 anos de atividade em prol da investigação e estudo da obra literária de José Régio.
Hoje e amanhã, realiza-se, na Faculdade de Letras de Lisboa, o Congresso Internacional “Revista presença – 90 anos depois”, no qual marcam presença a Presidente do Centro de Estudos Regianos de Vila do Conde, Isabel Cadete Novais, Manuela Laranjeira, do Centro de Estudos Regianos e Ivone Teixeira, representante da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Em dezembro de 2017, o Centro de Estudos Regianos (CER) completa 20 anos de atividade como associação que investiga e trabalha a obra literária de José Régio, em estreita colaboração com personalidades da área, jovens estudiosos, investigadores e docentes de universidades portuguesas e de centros de excelência estrangeiros.
No próximo dia 20 de maio, vai ser inaugurada, no Centro de Memória, uma exposição itinerante, intitulada “O que foi a presença? Uma leitura a 90 anos de distância”.
Neste momento, o Centro de Estudos Regianos está a vender edições raras da obra de José Régio, com descontos de 10% a 30%.
Da sua atividade permanente e para além da investigação documental, o Centro de Estudos Regianos organiza, regularmente, exposições – na sua maioria itinerantes, dentro e fora de Portugal – e respetivos catálogos, colóquios nacionais, conferências, seminários, intercâmbios culturais com universidades estrangeiras – sempre em torno de questões relativas ao universo da obra de José Régio.