Última hora

Vila do Conde comemorou os 43 anos do 25 de Abril

26 Abril 2017
Vila do Conde comemorou os 43 anos do 25 de Abril
Local
0

O concerto “Liberdade”, protagonizado pelo cantor, compositor e poeta Sérgio Godinhodeu o arranque das comemorações do 25 de Abril em Vila do Conde, no passado sábado, no Teatro Municipal.
Um espetáculo de vídeo mapping, com motivos alusivos à Revolução dos Cravos, projetado antes da entoação de “Grândola Vila Morena”, no Largo dos Artistas, em Vila do Conde, foi a novidade do programa comemorativo do “25 de Abril”, este ano, em Vila do Conde.
O momento mais esperado do programa de comemoração do 25 de Abril aconteceu com a entoação de “Grândola Vila Morena”, às 00h20 do dia 25, também no Largo dos Artistas.
A manhã do dia 25 de Abril, pelas 10h30, na Praça Vasco da Gama, em frente aos Paços do Concelho, ficou marcada pela Cerimónia Oficial de comemoração do 25 de Abril com o hastear da Bandeira de Portugal e Hino Nacional, com a Guarda de Honra e a Fanfarra dos Bombeiros de Vila do Conde e pela atuação de um coro, formado por associações, instituições e escolas de Vila do Conde.
A cerimónia oficial da manhã do dia 25 de Abril contou com as intervenções de Leite Rodrigues, capitão de Abril, Mário Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Vila do Conde e de Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal.
Todas as intervenções recordaram o que era Vila do Conde e o País antes do 25 de Abril de 1974 e o que é atualmente e Elisa Ferraz sublinhou “a importância de comemorar os 43 anos da revolução dos cravos” e salientou que “muito foi feito desde a revolução, mas há ainda um longo caminho a percorrer para fazer crescer as ideias de liberdade, de igualdade, de esperança e democracia”.
No Cais dos Assentos, junto ao Monumento aos Antigos Combatentes do Ultramar, foi depositada uma coroa de flores em memória dos soldados vilacondenses falecidos na antiga guerra colonial, numa homenagem aos 42 homens falecidos na antiga guerra colonial, num momento para recordar aqueles que prepararam a revolução, fizeram a revolução e deram a vida pela revolução.