Última hora

Pedro Brás Marques expõe fotografias no Teatro Municipal de Vila do Conde

26 Abril 2017
Pedro Brás Marques expõe fotografias no Teatro Municipal de Vila do Conde
Cultura
0

“Poemas do Silêncio” é o nome de uma exposição coletiva de fotografia que vai ficar patente ao público a partir do próximo sábado, 22 de abril, às 15 horas, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
A mostra reúne trabalhos de Fernando Andrezo, José Moutinho, Pedro Sousa e Pedro Brás Marques, quatro fotógrafos amadores, vindos de áreas de formação profissional distintas, unindo-os a paixão pela «oitava arte».
Nesta exposição, cada um dos 4 protagonistas procurou captar a sua visão do que é uma fotografia que definem como “um momento mágico de luz, recolhido por um aparelho mecânico, mas imortalizado no tempo pela alma do artista-fotógrafo”.
O Renovação falou com Pedro Brás Marques e tentou perceber o que leva um Advogado a andar sempre com uma máquina fotográfica na mão a registar momentos.

Fale-nos da sua mais recente exposição “Poemas do Silêncio”, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
“Poemas do Silêncio” é constituído por fotografias de quatro fotógrafos, cada um com a sua sensibilidade. Da minha parte, são dez imagens que intitulei “Mar de Vila do Conde”. O mar tanto oferece serenidade, bonança e beleza como é capaz de rugir em fúria e brutalidade incontroláveis. O mar dá. O mar tira. No meio, o homem respeita-o. Não o procura domar, mas tenta corrigir os seus excessos, colocando barreiras e protegendo-se. Convive com ele e agradece-lhe o alimento que ele lhe oferece. É esta relação dual entre o homem e o mar que procurei materializar nas dez fotografias que compõe a secção “Mar de Vila do Conde”.

Qual a razão do título “Poemas do Silêncio” para uma exposição de fotografia?
Uma fotografia deve transmitir uma emoção. Mas, ao mesmo tempo, cristaliza em silêncio um momento do Tempo. O título provém dum poema do José Régio e entendemos que se adequa na perfeição àquilo que significa ou deve significar uma fotografia.

A entrada na exposição coletiva de fotografia “Poemas do Silêncio”, patente ao público até 14 de maio, no Teatro Municipal de Vila do Conde, é gratuita.