Última hora

Ninho de vespa asiática destruído em Vila do Conde

24 Abril 2017
Ninho de vespa asiática destruído em Vila do Conde
Local
0

Os Bombeiros de Vila do Conde destruíram mais um ninho de vespa asiática no início da noite da passada quinta feira, na freguesia de Canidelo, em Vila do Conde.
Esta já não é uma situação nova no concelho, uma vez que Vila do Conde tem sido alvo da nidificação da vespa que é considerada a predadora das abelhas e um perigo para a saúde pública.
Para tentar perceber os cuidados a ter no contacto com a vespa asiática ou com o seu ninho, o Renovação acompanhou uma equipa dos Bombeiros na remoção e posterior destruição, “preferencialmente feita durante a noite”, de um ninho de vespa asiática em Vila do Conde.
Ao Renovação, Joaquim Moreira, Comandante dos Bombeiros de Vila do Conde, disse que “a remoção ou destruição dos ninhos de vespa asiática é feito em período nocturno, pois enquanto houver luz as vespas trabalham e, às vezes, até a própria luz da rede pública é suficiente para que continuem acordadas, dificultando o trabalho de remoção ou destruição dos ninhos e como esse trabalho é feito à noite, com luminosidade reduzida, os riscos para a segurança das equipas de Bombeiros aumentam e o mesmo tem que ser minuciosamente feito, demorando cerca de duas horas”.
Joaquim Moreira diz que “esta vespa é mais agressiva do que as abelhas ou vespas comuns” e que “multiplicando-se com a frequência que se tem visto, veio para ficar, pois não é normal haver tantos ninhos como os que temos tido”, salientando que “os Bombeiros de Vila do Conde já destruíram mais de cem ninhos de vespa asiática”.
Quanto a precauções, o Comandante dos Bombeiros de Vila do Conde defende que “qualquer pessoa que encontre um ninho de vespa asiática não deve entrar em pânico e o melhor que tem a fazer é contactar os serviços do Gabinete Técnico Florestal, da Câmara Municipal de Vila do Conde”, através do telefone 252 248 400 “ou ir ao sítio de Internet SOS Vespa e registar o sucedido”.