Última hora

Governo dá liberdade de construção em terrenos a nascente da linha do metro de Vila do Conde

19 Abril 2017
Governo dá liberdade de construção em terrenos a nascente da linha do metro de Vila do Conde
Local
0

Acabaram as limitações de construção nas faixas adjacentes à linha do metro em Vila do Conde.
Ainda no tempo do comboio, o Governo de Portugal pensou em deslocar a linha do mesmo, que ligava a Póvoa de Varzim ao Porto, passando por Vila do Conde, 100 metros para nascente, para lá da sede do Rancho do Monte, e os terrenos foram, por isso, definidos como área «non aedificandi», zona onde é proibido qualquer tipo de construção, mas a restrição foi agora levantada.
O Governo de Portugal voltou atrás e decidiu agora corrigir o traçado do canal ferroviário, pensado antes da criação do metro, mas que nunca tinha sido implementado e já publicou as alterações em Diário da República.
A presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, foi confrontada por proprietários de terrenos que pretendem construir e encetou, por diversas vezes, diligências no sentido de sensibilizar as entidades competentes para a importância de resolver esta questão.
Elisa Ferraz explica que “os terrenos já não estão presos às regras referentes às linhas ferroviárias, mas continuam submetidos ao Plano Diretor Municipal”.