Última hora

Gala de Fados “Juntos pelo Samuel” enche Teatro de Vila do Conde

11 Abril 2017
Gala de Fados “Juntos pelo Samuel” enche Teatro de Vila do Conde
Local
0

O Samuel deveria ser uma criança de três anos igual a tantas outras, mas não é. Deveria estar a dar os primeiros passos seguros e a experimentar as primeiras quedas, mas não está. Deveria estar a sentir a vida, mas não consegue e precisa da ajuda de todos.
“Durante as primeiras 36 horas de vida o Samuel não conseguiu comer, devido ao fato de ter líquido amniótico no estômago e não ter sido aspirado no momento do seu nascimento. Sofreu uma queda de açúcar grave que fez com que ficasse com paralisia cerebral, epilepsia incontrolável e que não consiga, até hoje, andar, ver e falar”, sublinhou a mãe do menino, Natália Marques da Costa.
“O Samuel não demonstrou qualquer problema durante a gravidez, nem durante o parto. Foi um parto perfeitamente normal, sem aplicação de anestesia, com a duração de quatro horas. O Samuel nasceu com 3,350 quilogramas e 50 centímetros, no Hospital Marien-Krankenhaus, em Schwerte, perto de Dortmund, na Alemanha”, salientou Natália Marques da Costa.
Os pais de Samuel dizem que o facto da saúde da criança estar no estado em que está se deve à “negligência hospitalar aquando do nascimento do menino” e o caso está, neste momento, em Tribunal, na Alemanha.
Agora, o Samuel precisa de submeter-se a uma terapia experimental de transplante de células estaminais para a paralisia cerebral, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, feito através da infusão de células estaminais do cordão umbilical do dador compatível (o irmão Mateus) no pequeno Samuel para que estas procurem no cérebro as células danificadas, regenerando-as e obrigando-as a combater as outras, mas para isso são precisos pelo menos 150 mil euros (estão angariados, até ao momento, 45.059,66€).
Para ajudar os pais do Samuel a angariar o dinheiro suficiente para o menino começar os tratamentos, um grupo de amigos de Vila do Conde juntou-se e idealizou a Gala de Fados “Juntos pelo Samuel”, na passada quarta feira, 5 de abril, pelas 21h30, onde o mágico Miguel Salema, os fadistas Luísa Amorim, Ferreira da Silva, Isabel Amorim, Eduardo Ferreira, Maria Maia, Bruno Alves e Marisa Pinheiro, acompanhados pelos músicos Márcio Silva, José Saraiva e Torcato Regufe, subiram ao palco, atuaram e fizeram com que a o Teatro Municipal de Vila do Conde fosse pequeno para acolher a noite de solidariedade que o Grupo de Amigos do Samuel organizou.
Os bilhetes da Gala de Fados “Juntos pelo Samuel” tinham o valor de 5 euros e todo o valor de bilheteira, 2200 euros, referente a 440 bilhetes vendidos, foi depositado na íntegra na conta de Samuel Marques da Costa.
O Grupo de Amigos do Samuel informou, ainda, que estão a organizar a “Caminhada Juntos pelo Samuel”, com o apoio do Clube Fluvial Vilacondense, em data e local a definir oportunamente.