Última hora

Fragata russa Shtandart zarpou de Vila do Conde

12 Abril 2017
Fragata russa Shtandart zarpou de Vila do Conde
Local
0

A fragata russa Shtandart, que nos últimos cinco meses esteve em reparações nos estaleiros Barreto e Filhos, em Azurara, zarpou esta segunda feira, 10 de abril, de Vila do Conde, em direção a Cádiz, Espanha, passando, ainda, por Leixões e Cascais.
Durante estes cinco meses de reparação foi substituído 40 por cento do material da fragata Shtandart, através do trabalho da tripulação e de oito carpinteiros navais portugueses.
Vladimir Martus, navegador russo responsável pelo projecto Shtandart, considera que “em nenhum outro país o conseguiria fazer em tão curto espaço de tempo e com tanta qualidade”. O navegador russo confessou que a reparação da sua atual fragata “foi um teste para perceber se era possível fazer um projeto como o Cutty Sark, em Portugal, e, nomeadamente, em Vila do Conde”, garantindo que, “passados estes cinco meses pode afirmar-se que, seguramente, é possível”.
A entrada e a saída da fragata Shtandart na foz do rio Ave fez regressar a Vila do Conde uma imagem, outrora comum, que a grande maioria dos atuais vilacondenses já não tem memória, mas que faz parte do património histórico da cidade.
A fragata Shtandart é uma réplica de um navio histórico russo, mandado construir em 1703 pelo Czar Pedro, o Grande, para defender São Petersburgo, na Rússia, e, agora, Vladimir Martus pretende construir uma réplica funcional, apta a navegar, do famoso veleiro Cutty Sark.