Última hora

Boletins de vacinas dos Portugueses vão ser digitais

11 Abril 2017
Boletins de vacinas dos Portugueses vão ser digitais
Tecnologia
0

Os boletins de vacinas vão passar a ser digitais para a globalidade da população até ao final do ano de 2017. O novo boletim digital de vacinas permite o registo eletrónico e possibilita a qualquer médico de todo o Serviço Nacional de Saúde aceder à vacinação de qualquer utente.
Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, “o boletim digital de vacinas vai ser generalizado até ao fim do ano, com as vacinas a integrarem um registo vacinal nacional que é eletrónico” e, desta forma, “qualquer médico ou enfermeiro vai poder aceder às vacinas dos utentes em qualquer unidade do Serviço Nacional de Saúde”.
“Numa urgência, por exemplo, pode ser fundamental um médico saber se o doente tem a vacina do tétano em dia”, salientam, em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
“Os utentes também vão poder aceder às suas vacinas através da área do cidadão do portal do Serviço Nacional de Saúde” e outra das vantagens é “a possibilidade do utente fazer a sua vacina em qualquer centro de saúde do país”.
“O registo vacinal digital já está a ser aplicado em cerca de 100 mil doentes portugueses”, numa experiência no Litoral Alentejano e a ideia dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde é abranger todo o território nacional até ao final do ano.
Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, “há ainda outros projectos em curso, como os exames médicos sem papel”, onde “o objetivo é que no segundo semestre de 2017 os médicos de família já possam receber, por via electrónica, os resultados das análises laboratoriais prescritas, feitas em entidades convencionadas, ao utente.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde fizeram ainda saber que “outro dos projetos é a progressiva substituição e modernização do software dos centros de saúde”.