Última hora

Vila do Conde homenageou José Alberto Reis Pereira

9 Março 2017
Vila do Conde homenageou José Alberto Reis Pereira
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde homenageou, na passada sexta-feira, José Alberto Reis Pereira, no dia em que celebraria 75 anos.
A homenagem contou com a inauguração de uma exposição onde estão patentes 21 desenhos em tinta-da-china, cera pigmentada e pastel a óleo realizados pelo pai – Julio – mas em que o filho era a figura central das obras.
De José Alberto, engenheiro, de profissão, e pintor, de paixão, estão patentes nove trabalhos de técnica mista, realizados na década de 90.
Esta homenagem, promovida pela Câmara Municipal de Vila do Conde, no dia em que José Alberto Reis Pereira completaria 75 anos, visou reconhecer publicamente a importância do seu legado para Vila do Conde e para Portugal.
Durante a cerimónia foi atribuído o nome de José Alberto Reis Pereira à sala de leitura do Centro de Estudos Julio Saúl Dias do Centro de Memória de Vila do Conde.
Durante a homenagem a José Alberto Reis Pereira foi, ainda, apresentado pela autarquia vilacondense o programa das celebrações dos 90 anos da revista Presença, que assinala este ano o 90.º aniversário da sua primeira edição. Esta publicação foi dirigida por José Régio (irmão de Julio Saúl Dias e tio de José Alberto Reis Pereira), João Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca e marcou a vida artística e literária em Portugal, durante mais de uma década, até 1940. A programação inclui diversas atividades, como exposições na Galeria Julio e Centro de Estudos Julio Saul Dias, atividades educativas promovidas junto das Escolas, lançamento de publicações e a realização de um congresso internacional, em novembro de 2017, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Centro de Estudos Regianos e das Faculdades de Letras e de Belas Artes da Universidade do Porto.
José Alberto Reis Pereira instituiu um legado, constituído por cerca de seis mil desenhos e 23 óleos do seu pai, Julio, muitos deles de forte caracter modernista, na linha de artistas como Amadeo Souza-Cardoso, Kirschner, Grosz, Mário Eloy ou Almada Negreiros, avaliado em cerca de 10 milhões de euros.