Última hora

Vila do Conde celebra 90 anos da revista Presença

10 Março 2017
Vila do Conde celebra 90 anos da revista Presença
Cultura
0

Esta sexta feira celebram-se os 90 anos da revista “Presença – Folha de Arte e Crítica”, uma publicação que marcou de forma permanente a história do modernismo em Portugal.
A Câmara Municipal de Vila de Conde assinala os 90 anos da “Presença – Folha de Arte e Crítica” com uma programação comemorativa que arranca em maio com a exposição “O que foi a “Presença”? – uma leitura a 90 anos de distância”, organizada pelo Centro de Estudos Regianos, e que estará patente na Galeria Julio e Centro de Estudos Julio/Saul Dias, em Vila do Conde, até 5 de junho e, a partir de 3 de junho, a exposição “Mapas da Imaginação e da memória 2. Versos de José Régio e desenhos de Julio”.
A Câmara Municipal de Vila do Conde preparou um programa de iniciativas, durante o ano de 2017, que inclui um ciclo de exposições, apresentações de documentários e um congresso internacional, ainda por definir.
A Presença foi lançada, em Coimbra a 10 de março de 1927, por José Régio, Branquinho da Fonseca e Gaspar Simões, tendo sido publicados 54 números até à sua extinção em 1940.
A Presença, essencial para divulgar no país autores estrangeiros como Proust, Ibsen, Dostoiesvky, Jorge Amado ou Cecília de Meireles, contou ao longo dos 13 anos de existência com a colaboração de grandes nomes da cultura portuguesa como Edmundo de Bettencourt, António Navarro, Casais Monteiro, Júlio Maria dos Reis Pereira (conhecido por Julio, enquanto artista plástico, e por Saul Dias, enquanto poeta), Miguel Torga, Irene Lisboa, João Gaspar Simões, Mário Eloy, Arpad Szenes e Vieira da Silva, Almada Negreiros e Sarah Afonso, entre outros.