Última hora

Vila do Conde aposta em nova sinalética para o Caminho de Santiago

15 Março 2017
Vila do Conde aposta em nova sinalética para o Caminho de Santiago
Cultura
0

No âmbito da candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”, efetuada conjuntamente com mais nove municípios e apoiada pelo NORTE-2020, a Câmara Municipal de Vila do Conde está a executar a instalação de nova sinalética deste itinerário histórico de peregrinação.
Os trabalhos iniciaram em Aveleda e estão, neste momento, a decorrer entre as freguesias de Mindelo e Árvore, terminando em Vila do Conde, nas Caxinas.
A nova sinalética do Caminho Português da Costa no concelho de Vila do Conde é de maiores dimensões e está inserida num poste de madeira, mas por imposição legal decorrente da legislação dos centros históricos, a sinalética de da freguesia de Azurara e da cidade de Vila do Conde vai ser diferente, em chapas de aço corten aplicadas no chão ou em paredes.
Ao longo do trajeto Caminho Português da Costa do concelho de Vila do Conde vão ser instalados 3 painéis com informação relevante para os peregrinos, em Aveleda, em Mindelo e em Azurara.
Nesta fase vão ser instaladas 17 novas placas, mas é expectável que, em breve, a sinalética de ambos os caminhos fique, no seu todo, uniformizada, uma vez que a Câmara Municipal de Vila do Conde vai, ainda, substituir alguma da sinalética do Caminho Português Central por outra idêntica àquela que agora se está a colocar no Caminho da Costa.
O projeto “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”, que envolve os Municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, prevê, ainda, para este ano, um site dedicado ao Caminho de Santiago, uma aplicação para telemóvel, um guia de bolso e um desdobrável.