Última hora

Vila do Conde tem 45 casos de violência doméstica identificados

9 Março 2017
Vila do Conde tem 45 casos de violência doméstica identificados
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde assinou esta quarta feira, 8 de março, um protocolo com a Associação Projeto Criar com o objetivo da abertura de um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência.
Na sequência da assinatura do Protocolo, o Município de Vila do Conde possui, desde ontem, um Gabinete de Apoio à Vítima, que funciona fisicamente no edifício da Câmara Municipal com advogado, psicólogo, sociólogo e assistentes sociais.
O protocolo estabelece os princípios e deveres de colaboração mútua e regulariza a implementação de procedimentos com vista a que as vítimas de violência possam ter um atendimento com maior qualidade e eficácia. O objetivo é a proteção das vítimas e a articulação com outras entidades, no intuito de serem criadas condições para, de uma vez por todas, quebrar o ciclo de violência.
“O principal objetivo é articular esforços e apoio jurídico e psicológico a adultos, mas também a crianças vítimas ou que assistem a violência”, refere a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz.
O Gabinete de Apoio à Vítima vai funcionar no edifício da Câmara Municipal às quartas, das 14h30 às 17 horas, e às sextas feiras, das 10 às 13 horas, num compromisso válido até junho de 2018, mas que pode ser prolongado.
A Associação Projeto Criar, no Porto, cuja responsável pelo gabinete de Vila do Conde é a advogada Leonor Valente, recebeu, nos últimos dois anos, 45 casos de vilacondenses vítimas de violência doméstica.