Última hora

Rio Ave multado em 536 euros por cânticos racistas a Renato Sanches

29 Março 2017
Rio Ave multado em 536 euros por cânticos racistas a Renato Sanches
Desporto
0

O Rio Ave foi multado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol em 536 euros devido aos cânticos de cariz racista dirigidos pelos seus adeptos contra Renato Sanches, na altura jogador do Benfica, no encontro disputado há quase um ano, a 14 de abril de 2016.
O caso foi tornado mediático por um vídeo divulgado na Internet, já que nada tinha sido referido nos relatórios do árbitro ou dos delegados da Liga. Ainda assim, a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga (órgão entretanto substituído pela Comissão de Instrutores), decidiu abrir um inquérito disciplinar. Quase um ano depois, surgiu a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
O acórdão, divulgado esta segunda feira, 27 de março, dá como provado que “adeptos afetos ao Rio Ave entoaram o som ‘Uh, Uh, Uh’ dirigido ao referido jogador [Renato Sanches]” e o artigo 113 do Regulamento Disciplinar da Liga prevê entre um a três jogos à porta fechada para “os clubes que promovam, consintam ou tolerem a exibição de faixas, cântico de slogans racistas ou, em geral, quaisquer outros comportamentos que atentem contra a dignidade humana em função da raça, língua, religião ou origem étnica”.
No entanto, o Conselho de Disciplina considerou que ficou “provado que o coro de teor racista dirigido ao jogador de raça negra da Sport Lisboa e Benfica SAD traduziu-se num ato isolado”, sendo por isso “pouco plausível que a ocorrência daquele ato isolado teria forçosamente de ser imputado à arguida, a título de omissão, por o ter consentido ou tolerado”.
Por isso, e seguindo a acusação da Comissão de Instrutores, o Conselho de Disciplina decidiu aplicar o artigo 187.º do Regulamento Discplinar, que fala em “comportamento incorreto do público” e que prevê multa entre as 5 e as 10 Unidades de Conta para os emblemas cujos adeptos tenham “simples comportamento social ou desportivamente incorrecto”.
O Conselho de Disciplina acabou por ordenar uma multa de 7 Unidades de Conta (714 euros), à qual foi aplicado o fator de ponderação de 0,75, como está previsto nos regulamentos, que perfaz 536 euros.