Última hora

Procissão do Passos de Vila do Conde na Igreja Matriz

31 Março 2017
Procissão do Passos de Vila do Conde na Igreja Matriz
Cultura
0

A tarde do passado domingo, 26 de março, ficou marcada pelas cerimónias do Senhor dos Passos que, devido à chuva, não percorreram o habitual caminho das Capelas dos Passos de Vila do Conde.
As condições meteorológicas condicionaram o programa das cerimónias, pelo que as mesmas tiveram que ser alteradas para o interior da Igreja Matriz de Vila do Conde.
As cerimónias iniciaram com o Sermão da Paixão, pelo Prior Paulo César Dias, na Igreja da Misericórdia, onde foi “exaltada a fé como poder de transformação da nossa existência e também como fator de suavidade das estradas das nossas vidas”.
Em seguida realizou-se a Procissão do Silêncio, onde foi feita a transladação dos andores do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, da Igreja da Misericórdia para a Igreja Matriz de Vila do Conde, onde se realizou o sermão do Pretório e o Sermão do Encontro, pelo Cónego José Paulo Abre.
A tarde ficou marcada pelas “Pedras Vivas” que deram alma ao templo do Senhor, pelos 137 figurados e fiéis da comunidade e, ainda, pelas palavras do Cónego José Paulo Abreu que enalteceu “a importância da compreensão entre os seres humanos, a cooperação em detrimento da vingança e da injustiça, o deixar de ver apenas “a mochila dos defeitos dos outros” e consciencializarmo-nos da “nossa própria mochila”, olhar para o próximo com ternura, com compreensão, sem ressentimentos e sem represálias, sermos pessoas melhores connosco e com os outros”.