Última hora

Polícia Marítima identifica pescadores ilegais de enguia branca em Vila do Conde

4 Março 2017
Polícia Marítima identifica pescadores ilegais de enguia branca em Vila do Conde
Local
0

A Polícia Marítima de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim apanhou e identificou, em flagrante delito, dois indivíduos que estavam a capturar meixão (enguia branca), no passado sábado de madrugada, no rio Ave.
A operação da Polícia Marítima de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim junto ao rio Ave, na Avenida Figueiredo Faria, junto à ponte, identificou dois indivíduos, apreendeu o material utilizado na prática da infração e o pescado, cerca de 100 gramas de meixão, foi devolvido ao habitat natural.
A enguia branca, como é vulgarmente conhecida, é muito procurada no mercado negro e tem um elevado valor comercial. A enguia-de-vidro é muito apreciada na região de Espanha e, embora a pesca tenha sido proibida em 2000, em todos os rios à excepção do Minho, as autoridades apreendem, regularmente, em acções de controlo e fiscalização, dezenas de quilos de meixão pescado ilegalmente.
Para apanhar o juvenil da enguia, os pescadores usam redes idênticas às mosquiteiras, que não deixam escapar nenhum peixe e, depois da pesca, o meixão chega a ser vendido, vivo, a 500 euros o quilograma. E nos restaurantes pode atingir os mil euros.
Para os espanhóis é uma iguaria de luxo. Em alguns países asiáticos também.
Em Portugal, o meixão ou angula (juvenil da enguia) não consta habitualmente nos cardápios dos restaurantes, mas é capturado ilegalmente ao longo de quase toda a costa para exportação e o negócio rende milhares de euros, ilegalmente, e coloca em perigo a subsistência da espécie.
O meixão tem a forma típica da enguia, mas o corpo é transparente e bastante mais pequeno (mede entre 4 e 5 centímetros). Nasce no mar dos Sargaços, no meio do Atlântico, e viaja depois até aos rios europeus. Isto porque, no outono, as enguias adultas partem dos rios europeus para o mar dos Sargaços, onde desovam a profundidades elevadas e acabam por morrer. Cada fêmea faz a postura de milhões de ovos. Após subirem à superfície, as larvas da enguia começam a ser arrastadas pela corrente quente do golfo do México até às costas europeias. Dos 20% que sobrevive à viagem, cerca de 80% morre devido à necessidade de adaptação às condições do novo meio ambiente. Durante a migração, a enguia-de-vidro não se alimenta e a viagem até à costa europeia é feita à deriva. Só após essa longa viagem, que chega a atingir os 7500 quilómetros, é que a angula começa a ter capacidade autónoma de movimentação. Ao chegar aos rios, os juvenis da enguia penetram até às zonas mais limpas, onde ficam durante 7 a 15 anos, até regressarem ao mar dos Sargaços, já adultos, para reproduzirem e morrerem.
O meixão é uma enguia-bebé, cuja captura em Portugal só é permitida no rio Minho, pois é uma espécie em vias de extinção, mas a lei é quebrada em quase todos os locais, punível com coima de 600 a 37500 euros.