Última hora

Misericórdia de Vila do Conde no programa Nutriciência da RTP

6 Março 2017
Misericórdia de Vila do Conde no programa Nutriciência da RTP
Cultura
0

Um conhecido Chef português, uma nutricionista e 30 receitas sugeridas pelas famílias com crianças inscritas em Misericórdias de norte a sul do país são os principais ingredientes do novo programa de culinária “Nutriciência”, desenvolvido pela Universidade do Porto, que estreou no passado sábado, 4 de março, na RTP1 e uma das receitas escolhidas para integrar o programa é da autoria de uma família de Vila do Conde.
Todos os sábados, ao meio dia, em 5 minutos, o Chef Hélio Loureiro e Patrícia Padrão, nutricionista da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto, vão mostrar uma receita selecionada pela criatividade e qualidade a nível nutricional, num total de 25 pratos principais e 5 sopas.
Numa altura em que há um aumento do número de programas dedicados à culinária na televisão portuguesa, “o programa Nutriciência pretende aproveitar o interesse dos telespectadores por esta área”.
O programa Nutriciência “é uma abordagem que as pessoas gostam e é uma forma mais leve e lúdica de fazer chegar ao público os conceitos de nutrição e de alimentação saudável”, explica Patrícia Padrão.
Cada episódio, para além da receita, vai dar a conhecer uma curiosidade nutricional sobre um ingrediente ou característica em particular. “As receitas são tradicionais e utilizam alimentos tipicamente portugueses, do nosso dia a dia”, descreve a docente da nutricionista da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto.
O programa Nutriciência mostra como preparar várias receitas regionais típicas, aumentando os hortícolas e diminuindo o sal, nem por isso comprometendo o seu sabor e tem como objetivo informar sobre a importância de aumentar o consumo de hortofrutícolas, de reduzir a ingestão de sal e também de açúcar, sensibilizando as crianças entre os 3 e os 5 anos de idade e as suas famílias para esta temática.
O projeto Nutriciência é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade do Porto, que inclui a Faculdade de Letras, a Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação e a Faculdade de Engenharia, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, a RTP e a Universidade de Oslo e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde é uma das Misericórdias envolvidas no projeto.