Última hora

Governo admite melhorias no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde

9 Março 2017
Governo admite melhorias no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde
Local
0

Um despacho, assinado por Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde, que dá luz verde à constituição de um grupo de trabalho que vai realizar um estudo sobre as melhorias do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde foi publicado hoje em Diário da República.
Pode ler-se no documento que “o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E. P. E. (CHPVVC), carece de intervenção no sentido da reabilitação e melhoramento das suas instalações, projeto que visa reforçar o Serviço Nacional de Saúde, através da modernização e reforma dos seus equipamentos e que reveste claro interesse público. No entanto este projeto carece, ainda, da consolidação de todo o conhecimento e informação recolhida até ao momento, designadamente quanto ao seu desenvolvimento, aos custos estimados, modo de financiamento e integração na rede de cuidados existente na região.”
O despacho aponta “a modernização e reforma dos equipamentos” do Centro Hospitalar para reforço do Serviço Nacional de Saúde e em nenhuma parte do menciona a possibilidade de serem aproveitadas, pelo Estado, outras instalações de saúde para além das existentes.
O Secretário de Estado convoca para o grupo de trabalho dois elementos da Administração Central do Sistema de Saúde, dois da Administração Regional de Saúde do Norte e dois do Centro Hospitalar. Os seis responsáveis têm até 15 de abril para elaborarem um relatório final que permita ao Governo tomar uma decisão quanto ao futuro do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. “O estudo a realizar deve incluir a dimensão do projeto, identificação dos benefícios a obter na prestação de cuidados de saúde aos utentes do Centro, custos estimados, potenciais melhorias na gestão de recursos, redução de custos a obter e modelo de financiamento mais adequado”, é salientado no documento e “o referido estudo deve, ainda, incluir um cronograma de implementação do projeto, prevendo o seu início em 2017 e término em 2018”.