Última hora

CV? Ohhh não!! Vamos lá simplificar!

1 Março 2017
CV? Ohhh não!! Vamos lá simplificar!
Opinião
0

É bem verdade que surgem muitas dúvidas na hora de elaborar um Curriculum Vitae, se utilizar o modelo europass ou não, quantas páginas deve ter, que informação, deverá o CV ser ajustado a cada oferta que nos candidatamos, etc.
Um Currículo ou Curriculum Vitae não deverá exceder as 2 páginas, a não ser que, claro, a sua experiência profissional justifique as 3 páginas.
Devo colocar todas as experiências profissionais mesmo que não tenham nada a ver com a oferta a qual me estou a candidatar? Sim, é importante perceber que omitir experiências profissionais não vai fazer com que seja selecionado para uma determinada oferta. Se trabalhou em outras áreas não deve omitir, candidatar-se a diretor executivo de uma determinada empresa e ter no seu CV que trabalhou como jardineiro não fará de si menos importante, primeiro porque todos os profissionais são importantes e, segundo, porque, menos bom será, quem está a analisar o CV, achar que nesse período não esteve a fazer nada! No CV deve constar toda a sua experiência profissional, será selecionado se tiver as competências que quem recruta procura e não será recusado porque trabalhou em outras áreas.
O design do CV, muitos questionam se o modelo europas deverá ser a 1.ª opção, pois, não deve! A ideia é que se consiga destacar, que consiga cativar quem está a analisar o seu CV, mas, a não ser que seja um criativo, não se entusiasme, diferente, mas de fácil leitura.
Poderá, caso tenha facilidade em utilizar ferramentas informáticas, fazê-lo sem recorrer a outras plataformas como o europass. Caso não tenha essa facilidade, apresentamos algumas opções gratuitas para o criar online: Enhancv, Vizualize.me, ResumUp, MyPerfectResume, TemplateHD, Dribbble ou CVMaker.
Depois do modelo escolhido, passamos à informação que devemos colocar do CV. Na informação pessoal deve constar nome, morada, número de telemóvel e/ou telefone, endereço de e-mail, link do LinkedIn (se tiver perfil nesta rede social), categoria da carta de condução, caso esteja disponível, fazer referência à possibilidade de deslocações em trabalho ou até residir fora da sua área de residência e fotografia, que deverá ser profissional, nada de fotos na praia, nem com roupa que não seja apropriada para trabalhar e não abusar da maquilhagem. Aposte na simplicidade e num sorriso genuíno.
Apresente a experiência profissional da mais recente até à mais antiga e aqui deverá colocar as datas, o nome da empresa onde esteve a trabalhar e uma sucinta discrição das suas funções. Não escreva demasiado, escreva o importante, o restante poderá apresentar numa entrevista com a pessoa responsável pelo processo de recrutamento e seleção.
Na Formação/Ensino deve descrever que instituições de ensino que frequentou. Se fez ensino secundário, fazer referência à instituição de ensino, se por via ensino normal ou escola profissional e em que área e datas (inicio e conclusão). Se seguiu ensino superior não precisa fazer referência ao ensino secundário, mas, a partir da licenciatura deverá fazer referência a todas as formações que fez (licenciatura, pós-graduação, mestrado, doutoramento, etc.). Não faça referência no CV a congressos e seminários a não ser que seja algo muito, mesmo muito importante.
Hoje, os idiomas são muito importantes para algumas profissões, faça referência aos idiomas e qual o nível.
Para finalizar, as Hard Skills e Soft Skills. Aqui deverá descrever quais as suas competências técnicas e pessoais.
A ordem de apresentação da informação, depois, ficará um bocadinho ao modelo que escolherem, mas o mais importante é sejam sempre verdadeiros!

Maria Varela Marques